Published July 14, 2023 | Version v1
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LINHAS PARA COMPREENDER A ETNOMATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NECESSÁRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

  • 1. Instituto Politécnico da Universidade Cuito Cuanavale

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Cuando Cubango apresenta vasta diversidade cultural que importa estudar no contexto da etnomatemática, quer para memória futura, quer para utilização em contexto de matemática escolar ou em sala de aula. O presente artigo visa descrever as linhas que podem levar a perceber a relevância da etnomatemática no ensino da matemática, como pode ajudar a identificar os artefactos que incorporam saberes matemáticos e relacioná-los com os conteúdos matemáticos escolares. O estudo mostra, ainda, que para além do potencial matemático presente em artefactos que tivemos oportunidade de recolher ou analisar, com a etnomatemática, podemos fazer muito mais, ou seja, descobrirmos muita matemática incorporada noutros artefactos. Para este trabalho, que se enquadra no estudo exploratório e descritivo, optamos por realizar uma abordagem qualitativa, apoiada à entrevista não estruturada, observação participante, registo fotográfico e notas de campo. A investigação foi desenvolvida no Município de Menongue, Cuando Cubango (Angola), onde tivemos ensejo de recolher dois artefactos (fole de forja e panela de madeira), em seguida, descrevemos os passos (ou as técnicas) que os artesãos terão utilizados para confecionar estes artefactos e, por fim, analisamos a possibilidade de existência de noções matemáticas por detrás destes artefactos, ou seja, ideias matemáticas presentes em confeção e/ou em ornamentação dos mesmos. Importa referir que estes artefactos podem servir como ponto de partida para tornar o ensino da matemática menos abstrato ou, ainda, promover a “proximidade” entre a matemática adquirida na comunidade e a matemática aprendida na escola.

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