Published July 14, 2023 | Version v1
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ANÁLISE PROSPECTIVA DA INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINO PRIMÁRIO E I CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO

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O presente artigo, é parte do meu projecto de monografia, sobre A Divulgação da filosofia na camada juvenil de Luanda em idade escolar correspondente ao IIº e IIIº Níveis do Ensino de Base.  A pesquisa traz como objectivo, proporcionar às crianças e aos adolescentes um espaço educativo, reflexivo que propicie o evoluir das habilidades cognitivas, que o leve a pensar de forma livre e crítica. O estudo de campo serviu, para recolha de informação e cingiu-se no modelo paradigmático de investigação crítica decorrente de uma metodologia quantitativa sustentada pelo estado da arte, da aplicação de questionários, a observação etnográfica e aplicação do método indutivo. Os resultados confirmaram, que o ensino da filosofia leva a criança, em ter um poder  de argumentação; apontam evidências, que os professores deveriam ter mais formação em Filosofia; mostraram evidências, que o ensino de filosofia na criança contribui na aprendizagem significativa; realçaram a concordância dos enqueridos, em que o currículo do I Ciclo do Ensino Secundário deve incluir a disciplina de Filosofia; demonstraram evidências, que a obrigatoriedade à assistência as aulas de filosofia não é tão relevante, embora a revisão de literatura trazidas por aqueles países, que experimentaram tais proezas recomendam que a assistência as aulas sejam obrigatórias. Os estudos concluíram, estar em conformidade com a inserção de temas transversais, por meio de novelas e romances filosóficos para o pré-classe e ensino primário e com a inserção da disciplina de Filosofia para o I ciclo do ensino secundário.

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