Tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto
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O presente artigo é fruto das dificuldades constatadas na tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto que conduzem a equações do 1.º grau por parte de alunos da 7.ª classe, do Colégio Samora Moisés Machel nº 28 em Ndalatando. Para a concretização da pesquisa fez-se recurso a métodos teóricos, empíricos e matemáticos, que foram utilizados para a fundamentação teórica e metodológica, a aplicação de instrumentos e o processamento dos dados. Pretende-se com este artigo socializar uma estratégia metodológica que contem acções que contribuam na melhoria da tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto que conduzem a equações do 1.º grau. Utilizou-se a metodologia quali-qualitativa e fazem parte da população alunos e professores, com uma amostra constituída por 40 alunos e 2 professores, selecionados de forma aleatória o que permitiu fazer as inferências necessárias. Os resultados indicam um melhoramento da comunicação em relação a tradução da linguagem corrente à linguagem matemática, desenvolveram habilidades de relacionar os dados do enunciado do problema e representá-los na forma de uma equação do 1.º grau.
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