Published December 28, 2023 | Version v1
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A Ombala Ekovongo: um enriquecimento ao Programa de História da 11ª Classe no Liceu Samuel Lussate

  • 1. Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo-ISCED-HUAMBO
  • 1. Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, ISCED-Huambo
  • 2. Instituto Superior Politécnico do Bié

Description

O presente artigo tem como objectivo apresentar um enriquecimento para a aprendizagem da História Local reajustando os conteúdos do programa  da Disciplina de  História da 11ª Classe  de modo a descrever a história da Ombala Ekovongo, assumida pela população local e transmitida por via da tradição oral .   No programa em estudo consta uma breve narrativa sobre a origem do viyé (Bié) , mas a referida narrativa apresenta-se incongruente  em relação a História Local da referida Província que é transmitida através da tradição oral na Ombala Ekovongo e que é assumida pela população em geral. Para a presente investigação, utilizou-se o estudo descritivo, qualitativo e quantitativo, pois tal como consta na sessão metodológica do presente artigo. Para a sua  materialização, recorreu-se a diferentes métodos de análise: teóricos: Histórico – lógico, Análise-Síntese, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental em relação aos métodos de nível empíricos  constam os seguintes:   Estátisco-Matemáticos, e Questionários  por inquéritos.

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