http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/issue/feedRECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié 2023-07-18T15:37:10+00:00Guilherme Carlos Agostinhorecipebie@gmail.comOpen Journal SystemsRevista Científico-Pedagógica do Bié “RECIPEB”http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/164LINHAS PARA COMPREENDER A ETNOMATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NECESSÁRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA2023-07-18T10:54:45+00:00Simão Pedro Mateus Selezisimaoselezi@gmail.com<p>Cuando Cubango apresenta vasta diversidade cultural que importa estudar no contexto da etnomatemática, quer para memória futura, quer para utilização em contexto de matemática escolar ou em sala de aula. O presente artigo visa descrever as linhas que podem levar a perceber a relevância da etnomatemática no ensino da matemática, como pode ajudar a identificar os artefactos que incorporam saberes matemáticos e relacioná-los com os conteúdos matemáticos escolares. O estudo mostra, ainda, que para além do potencial matemático presente em artefactos que tivemos oportunidade de recolher ou analisar, com a etnomatemática, podemos fazer muito mais, ou seja, descobrirmos muita matemática incorporada noutros artefactos. Para este trabalho, que se enquadra no estudo exploratório e descritivo, optamos por realizar uma abordagem qualitativa, apoiada à entrevista não estruturada, observação participante, registo fotográfico e notas de campo. A investigação foi desenvolvida no Município de Menongue, Cuando Cubango (Angola), onde tivemos ensejo de recolher dois artefactos (fole de forja e panela de madeira), em seguida, descrevemos os passos (ou as técnicas) que os artesãos terão utilizados para confecionar estes artefactos e, por fim, analisamos a possibilidade de existência de noções matemáticas por detrás destes artefactos, ou seja, ideias matemáticas presentes em confeção e/ou em ornamentação dos mesmos. Importa referir que estes artefactos podem servir como ponto de partida para tornar o ensino da matemática menos abstrato ou, ainda, promover a “proximidade” entre a matemática adquirida na comunidade e a matemática aprendida na escola.</p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Simão Pedro Mateus Selezihttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/165O uso dos jogos didácticos de construção de objectos cujo número é dado, na aprendizagem dos números na Educação Pré-Escolar2023-07-18T11:12:12+00:00Abrão Tiago Muongoabraotiago@hotmail.comBaptista Manuel Joãobaptista22014@gmail.comPedro Cardoso da Silva Cardoso da Silvapedriscasilva@hotmail.com<p>Este estudo tem como objectivo analisar a influência do uso dos jogos didácticos de construção de objectos cujo número é dado, na aprendizagem dos números, no Pré-Escolar. É uma investigação do tipo qualitativa, com enfoque interpretativo e descritivo. Para tal, foram realizadas visitas constantes ao Centro Infantil 17 de Setembro do Sumbe, seleccionado aleatoriamente a fim de haver uma interacção directa com os educadores de infância e com as crianças (dentre elas as selecionadas para o estudo). Na recolha de dados foram aplicados instrumentos de pesquisa tais como: análise documental, inquéritos por questionário aos membros da Direcção e aos educadores, observação directa dos eventos nas actividades com as crianças e uma prova pedagógica aplicada às doze crianças seleccionadas também aleatoriamente. Espera-se com este trabalho investigativo que o uso dos jogos didácticos de construção de objectos cujo número é dado, na aprendizagem dos números, no Pré-Escolar, possa vincular às acções programadas pelos educadores com o quotidiano das crianças, de modo a facilitar a sua aprendizagem, motivando-as na construção do seu próprio conhecimento de forma activa e participativa. </p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Abrão Tiago Muongo, Baptista Manuel João, Pedro Cardoso da Silva Cardoso da Silvahttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/166Prática pedagógica na formação inicial de professores de Matemática em Benguela – Angola. Um estudo com um Professor2023-07-18T11:19:11+00:00Alberto Domingos Jacinto Quitembojquitembo50@gmail.com<p>Os resultados de um trabalho de investigação desenvolvido em 2010, apontam o uso do modelo tradicional na orientação da prática pedagógica, e serviram de base para se questionar, se na actualidade a prática pedagógica implementada conduz ao desenvolvimento de modelo(s) promotor(es) de ambientes favorecedores da aprendizagem. O estudo foi desenvolvido em 2019 e adoptou a abordagem qualitativa, tendo-se elegido como caso de estudo, um dos professores participantes na investigação de 2010. Teve como propósito, perceber se o modelo de orientação usado na prática pedagógica, mantém o modelo tradicional, ou não. Os resultados apontam para o modelo tradicional de orientação da prática pedagógica, focado no domínio do conteúdo e de técnicas de ensino, apreendidos de modo mecânico, em detrimento de modelo propiciador de ambientes dinâmicos e favorecedores da aprendizagem da Matemática, suportados pelo questionamento e argumentação das ideias e dos fazeres</p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Alberto Domingos Jacinto Quitembohttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/167As Tecnologias de Informação e Comunicação: Um olhar aos Nativos e Imigrantes Digitais no contexto educativo em Moçambique2023-07-18T11:29:38+00:00José Luis Diasdias.jose34@gmail.comElizabeth Mariana Alfredo Capathia Nahiaenahia78@gmail.com<p>O presente estudo visa abordar a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação: Um olhar aos nativos e imigrantes digitais no contexto educativo em Moçambique. É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa sustentada pela pesquisa bibliográfica, que se baseou no inquérito por questionário para a recolha de dados que por sua vez, foram quantificados e interpretados a partir do método de análise de conteúdos. Fizeram parte do estudo 20 estudantes de diferentes cursos, sendo 10 nativos e 10 imigrantes digitais, distribuídos em 5 homens e 5 mulheres, para cada grupo. São considerados de nativos, sujeitos com idade inferior a 42 anos e imigrantes os que partem de 42 anos para cima. Através da análise dos questionários, ficou evidente que, embora haja dificuldades no uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, os nativos encontram-se avançados e actualizados a respeito do uso de recursos tecnológicos (computadores e celulares android) como meios que auxiliam a aprendizagem. Ficou claro que os nativos dominam e navegam pela internet em busca de saberes, ao passo que imigrantes digitais ficam apegados aos métodos tradicionais de aprendizagem, ficando desconfortáveis em ambientes digitais. </p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 José Luis Dias, Elizabeth Mariana Alfredo Capathia Nahiahttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/168Análise prospectiva da introdução da filosofia no currículo da educação pré-escolar, ensino primário e I ciclo do ensino secundário2023-07-18T11:41:05+00:00Joaquim Edgar de Jesus Manueljoaquimedgar@hotmail.com<p>O presente artigo, faz uma abordagem à volta da relevância, sobre limites e possibilidades da Filosofia enquanto espaço de reflexão na Educação Pré-escolar e Ensino Primário, como temas transversais, a partir de novelas e romances filosóficos muitas delas retratadas através de contos infantis e no I Ciclo do Ensino Secundário Geral, como disciplina, a titulo de exemplo Educação para Cidadania. Para a recolha de dados a pesquisa fundamentou-se em dois critérios; primeiro a partir de estudos feitos por filósofos e educadores como, Lipman, Sharp, Scolnicov, que sustentam todo o percurso da pesquisa e segundo, através das fichas de inquérito aos informantes, que através de questionários e observação etnográfica foi possível problematizar os resultados. As questões aqui problematizadas serão perceptíveis de serem revertidas caso a proposta de inserção venha ser um facto. Nesse entendimento, o artigo tem como desígnio, proporcionar às crianças e adolescentes um espaço educativo, reflexivo que propicie o evoluir das habilidades cognitivas, que o leve a pensar de forma livre e crítica, sendo uma das particularidades do pensamento filosófico. Nessa conformidade e com base nos resultados obtidos permitiram concluir, que: o aluno aprenda reflectir sobre a matéria de ensino, de modo, que quando lê os textos, saberá interpreta-los; o aluno ao questionar o que vivencia dentro e fora da sala de aula deverá saber como encontrar respostas para os problemas por si levantados ainda que por concluir; o aluno deverá saber como produzir uma discussão com questões resultantes de um pensamento lógico.</p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Joaquim Edgar de Jesus Manuelhttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/169A fotografia: recurso de ensino-aprendizagem na 10ª classe- territórios e populações mais antigas2023-07-18T11:51:48+00:00Waldmar Cahilawaldmar69@gmail.comJoão Sicato Kandjosicatokandjo10@gmail.com<p>O presente artigo é resultado de uma aula prática, desenvolvida pelos autores na comuna do Trumba, Município do Kwítu, Província do Bié, no Liceu nº174 Chinduva. O mesmo tem como objectivo, analisar a utilização da fotografia como recurso no Ensino-Aprendizagem da História, num contexto real e prático. Na sua concretização, recorreu-se aos métodos quer teórico como empírico: indução-dedução, observação directa, revisão bibliográfica e análise documental. Depois de várias investigações concluiu-se que a fotografia é um recurso extremamente importante para o processo de Ensino-Aprendizagem da História, uma vez que, a sua utilização em sala de aula, permitiu aos alunos, por meio das observações das fotografias, identificar sujeitos, descrever as fotografias e instigou-lhes a indagar ou questionar sobre o que eles observavam. Daí que é necessário a sua utilização como recurso, pelo facto de estimular a inteligência dos alunos e permite, ao professor, a utilização de uma metodologia mais activa e participativa.</p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Waldmar Cahila, João Sicato Kandjohttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/170A educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável2023-07-18T12:01:18+00:00Wuilmer Téllez Cableswuilmertellezcable@gmail.comRubisel Segura Segurassrubisel@gmail.com<p>A presente investigação parte de uma problemática identificada na disciplina de Atelier de Educação Ambiental no curso de Educação Pré-escolar. Nas avaliações parcelares, manifestaram-se deficiências quanto à educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável. Nesta pesquisa significa-se a importância e a necessidade do tema em questão e de maneira particular o desenvolvimento na formação de profissionais da educação pela função que lhes corresponde de educar as presentes e futuras gerações. Assim, declara-se como objectivo geral proposta de alternativas pedagógicas para fortalecer a educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável nas alunas do curso Pré-escolar da Universidade de Oriente. Foram empregues os métodos do nível teórico como a análise- sínteses no estudo do objeto da investigação e a indução- dedução. Do nível empírico utilizou-se a observação, entrevistas e inquéritos aplicados na obtenção dos dados tirados da prática pedagógica. Neste sentido espera-se que os estudantes do curso de Educação Pré-escolar estejam preparados nas três dimensões fundamentais da educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável partindo de alternativas pedagógicas que permitam alcançar uma melhor compreensão da mudança climática, uma melhor preparação quanto à mitigação e adaptação às condições que impõe a mudança climática.</p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Wuilmer Téllez Cables, Rubisel Segura Segurahttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/171Editorial2023-07-18T15:37:10+00:00Rosa Maria de Nascimentornascimento22@hotmail.comEzequias Adolfo Domingas Casselaezequiasadolfo@hotmail.com<p>Ver o texto</p>2023-07-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2023 Rosa Maria de Nascimento, Ezequias Adolfo Domingas Cassela