http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/issue/feedRECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié 2024-07-31T19:24:59+00:00Guilherme Carlos Agostinhorecipebie@gmail.comOpen Journal SystemsRevista Científico-Pedagógica do Bié “RECIPEB”http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/212A investigação científica como prática comprometida com as vivências e existências de povos específicos na formação de professores2024-07-31T16:37:19+00:00Rosa Maria de Nascimento Capacornascimento22@hotmail.comEzequias Adolfo Domingas Casselaezequiasadolfo@hotmail.com<p>Ver texto</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Rosa Maria de Nascimento Capaco, Ezequias Adolfo Domingas Casselahttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/213O memorial da batalha do Cuito-Bié e os contornos históricos do seu surgimento2024-07-31T16:47:36+00:00 José António Milongojosemilongo03@gmail.com<p>O presente artigo constitui uma pesquisa referente ao Memorial da Batalha do Cuito, uma infraestrutura construída pelo estado angolano na província do Bié município do Cuito. Objetiva-se com esta pesquisa trazer dados históricos que estiveram na base para o seu surgimento, de igual modo pretende-se descrever a sua composição interna de modos a contribuir na divulgação do espaço. O Memorial da batalha do Cuito é resultado do processo de exumação e inumação realizado no interior da cidade do Cuito, retirando todos os corpos que inundavam esta cidade devido a guerra que assolou bastante nesta parcela do território angolano. O espaço encontra-se composto por diversas áreas a destacar a área tumular, a zona monumental do tipo escultórica, entre outras. Para a materialização desta pesquisa, o autor recorreu a diversos métodos como os de nível teórico (Histórico-lógico; Pesquisa Bibliográfica, pesquisa documental e análise-síntese), e os de nível empírico (História oral entrevistas), foi igualmente utilizado a técnica da observação participante.</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 José António Milongohttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/214A Interculturalidade: o caso da interferência linguística em professores cubanos em missão na República de Angola2024-07-31T17:01:22+00:00 Rubissel Segura Segurassrubisel@gmail.com Wuilmer Téllez Cableswuilmertellezcable@gmail.comJeremias Dandula Pesselajeremiaspessela@yahoo.com.br<p>Esta pesquisa aborda a interferência linguística resultante do encontro intercultural de professores cubanos em missão na República de Angola. O seu objectivo é oferecer informações sobre a influência da língua espanhola nos professores cubanos para a prática da língua portuguesa num novo contexto cultural que eles reconhecem e respeitam e interagem no seu quotidiano laboral. Os métodos que permitiram avaliar os resultados e chegar as conclusões foram o nível empírico, a observação e as entrevistas. A partir do nível teórico, utilizou-se a análise-síntese e, da linguística contrastiva, a Análise do Erro e a Interlíngua. As experiências pessoais dos cubanos, descritas nas entrevistas, bem como a dos autores, estão representadas neste artigo. Para atingir os objectivos linguísticos da Língua Portuguesa, como segunda língua dos professores cubanos na República de Angola, é necessário ultrapassar os obstáculos impostos pela novidade que esta traz consigo. Por um lado, a necessidade de compreender, memorizar novas palavras, pronunciá-las que sejam compreensíveis aos autóctones, por outro, os aspectos culturais que intervêm na descodificação da informação a transmitir. Aprender uma segunda língua pode ser mais rápido se a imersão sócia - cultural e interculturalidade forem levadas em consideração como uma ferramenta para compreender os aspectos culturais que influenciam a comunicação de acordo com o contexto em que ela ocorre. Este é um material de referência para professores que estarão em situações semelhantes, que também guarda a memória dos que já passaram e contém aspectos interessantes para os cubanos que estão a aprender o português</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Rubissel Segura Segura, Wuilmer Téllez Cables, Jeremias Dandula Pesselahttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/215A inclusão da língua Umbundu no processo de alfabetização de adultos: caso do projecto Okutanga2024-07-31T17:14:23+00:00Madaleno Diasmadalenodias10@gmail.comSeverino Dunguesecadungue410@gmail.com<p>O presente artigo buscou analisar a importância da língua Umbundu no processo de alfabetização de adultos a partir da experiência do Projecto Okutanga, projecto que busca alfabetizar mulheres zungueiras da cidade do Cuito-Bié, Angola. Os dados analisados mostram o impacto positivo que a inclusão da língua Umbundu tem causado no Projecto de Alfabetização Okutanga e incentiva a preservação da língua local como também introduz o â, bê, cê do português. A pesquisa teve um enfoque quantitativo e utilizou-se a técnica de inquérito para a recolha de dados.</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Madaleno Dias, Severino Dunguehttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/216Percepção de professores sobre a etnomatemática. Um estudo com dois professores de Matemática da província do Namibe - Angola2024-07-31T17:32:46+00:00Alberto Domingos Jacinto Quitembojquitembo50@gmail.comAntónio Mundjanga Capela Nkholondjoantonionkh@gmail.com<p>O presente trabalho objectiva compreender as percepções de professores sobre a Etnomatemática e o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, com foco no questionamento seguinte: Que percepções têm os professores que ensinam a Matemática sobre a etnomatemática? O trabalho é parte do estudo desenvolvido no ambito da elaboração da dissertação, que adoptou a abordagem qualitativa etnográfica, com design de estudo de caso, que teve como participantes dois professores de Matemática duma das escolas do I ciclo duma das localidade com fortes indicadores etnomatemático. Para o presente trabalho, tomaram-se os dados obtidos por entrevista e os resultados mostram, por um lado, os professores têm percepção fragilizada sobre a etnomatemática. Por outro, as suas práticas lectivas estão focadas no cumprimento do programa e das orientações emergidas das planificações, o que inviabiliza a introdução e exploração de elementos etnomatemáticos. Os resultados evidenciam a necessidade da introdução da etnomatemática nas instituições de formação de professores de Matemática, visando a sua preparação para a integração desse conteúdo na sua prática profissional</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Alberto Domingos Jacinto Quitembo, António Mundjanga Capela Nkholondjohttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/217O professor como promotor do gosto pela matemática no Ensino Primário 2024-07-31T17:44:45+00:00Alvimiro Osvaldo Augusto Kalalaosvaldokalal1991@gmaill.com<p>A Matemática desde muito cedo esteve ligada ao desenvolvimento do ser humano e das sociedades de modo geral. Assim sendo, é imprescindível num mundo em ascensão e mudanças constantes analisar a importância desta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos principalmente nas Ensino Primário. Mas esta só terá um impacto significativo no dito processo caso se tenha professores comprometidos. Buscando traçar um breve panorama acerca da promoção da matemática pelo actuar do professor, por meio de uma revisão bibliográfica, este artigo tem como objectivo reflectir sobre a importância do professor como promotor do gosto pela matemáticas no Ensino Primário em Angola, compreendendo a necessidade de se ter recursos humanos qualificados para o Ensino Primário e de modo particular a disciplina de matemática que é vista por muitos como uma disciplina muito complexa</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Alvimiro Osvaldo Augusto Kalalahttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/218Análise dos principais erros no cumprimento da Norma APA, 6ª edição nas Monografias da Escola Superior Pedagógica do Bié2024-07-31T18:02:57+00:00Domingos Cachindeledomingoslucianoelioenai@gmail.com<p>A presente investigação tem como finalidade analisar o cumprimento da norma APA 6ª edição nos Trabalhos de Fim de Curso (TFC) realizados na Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-Bié). Assim, com vista a embasar a pesquisa, fez-se recurso à revisão bibliográfica baseada nas principais contribuições teórico-científicas da norma APA, 6ª, bem como de Gil (2002), Lakatos e Marconi (1992), onde se assumiu a abordagem qualitativa e com base nisso foi possível efectuar uma análise crítica dos TFC. Neste sentido, foram lidos 40 TFC dos três Departamentos de Ensino e Investigação (DEI´s) da ESPE-Bié, sendo extraída uma amostra de 18 livros selecionados através do tipo de amostragem aleatório estratificado, conforme sustentam Prodanov e Freitas (2013). Desta feita, os resultados alcançados por meio da análise efectuada, apontam que a maioria dos estudantes tem pouco domínio de Metodologia de Investigação Científica (MIC) e em Metodologia de Investigação em Educação (MIE), uma vez que em certas ocasiões colocam de forma indevida, os títulos e subtítulos, as citações directas, as indirectas longas, as tabelas, as figuras, e as referências bibliográficas</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Domingos Cachindelehttp://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/219Exercícios com pesos no karaté-dó na categoria escolar feminino2024-07-31T18:14:51+00:00Gilberto Taupier Romángilbertotr051@gmail.com<p>Os resultados desportivos na modalidade de karaté-dó são influenciados pela preparação física dos atletas, que no caso da equipa do combinado desportivo sul na categoria escolar Karatekas treinam com exercícios sem pesos para o desenvolvimento da força, tendo como consequência resultados pouco satisfatórios. Nesta pespectiva, este trabalho tem como objetivo propor exercícios com pesos para melhorar a preparação física geral na categoria escolar feminina de Karatê-Do da equipe desportiva Sul. Para a realização desta pesquisa foram utilizados métodos de nível teórico como histórico-lógico e análise e síntese, além de métodos e técnicas de pesquisa empírica como análise documental, levantamentos e entrevistas e o método do critério pericial para avaliação. A comunidade de especialistas demonstra consenso e aceitação na proposta de exercícios com pesos. Espera-se que com a sua aplicação seja possível melhorar a preparação física geral através da utilização de exercícios com pesos desenvolvidos para o desenvolvimento da força com menos tempo e menor intensidade de trabalho e potenciar o aumento da eficácia nos karatecas em estudo</p>2024-07-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Gilberto Taupier Román