http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/issue/feed RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié 2024-03-11T12:46:04+00:00 Guilherme Carlos Agostinho recipebie@gmail.com Open Journal Systems Revista Científico-Pedagógica do Bié “RECIPEB” http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/204 As metodologias ativas de aprendizagem: reflexões subsidiárias nas escolas do I ciclo em Angola 2024-03-11T12:46:04+00:00 José Corindo Muaquixe josemuaquixe@gmail.com <p>A discussão a respeito&nbsp; das metodologias ativas tomou posição de grande relevo naquilo que são objetivos da escola nova, tratam-se de concepções voltadas ao processo de ensino-aprendizagem que centraliza o aluno, desencorajam a insistência do ensino com teor tradicionalista. É nosso objetivo discutir as formas de como as metodologias ativas pode contribuir na aprendizagem de matérias nas escolas do I ciclo em Angola. A natureza metodológica desta pesquisa é bibliográfica, ou seja, esta pesquisa explora distintivos documentos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem nas escolas do I ciclo em Angola. As principais conclusões apontam na falta de análise prévia dos programas de disciplinas pelos professores juntamente os gestores de escolas, estes deviam fazer recurso às metodologias ativas de aprendizagem para defacto refletirem os programas recebidos ao Ministério de Educação (doravante MED)&nbsp; com o intuito de tornarem os conteúdos programáticos flexíveis e geradores de aprendizagem significativa na sala de aula. Os currículos e os programas elaborados pelo MED apresentam terminologias com reflexo ao tradicionalismo, não refletem as especificidades ou problemas educativos de cada contexto ou província de Angola. Durante a prática docente educativa, os professores dificilmente fazem recurso às metodologias ativas para tornarem as suas aulas inovadoras, geradoras de conhecimento e, subretudo, que posicionam o aluno como sujeito ativo na aprendizagem. Outrossim, dificilmente, durante as avaliações os alunos produzem ou relacionam aquilo que estudam com as suas realidades, algumas provas obrigam o aluno a fazer cópia total de aulas, ou seja, ouvir e memorizar os conteúdos estudados para mostrarem nas provas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas.</p> 2024-03-11T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 José Corindo Muaquixe http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/187 Adequação dos conteúdos básicos de suporte no ensino da Química: Uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa 2023-12-29T11:09:11+00:00 Adalberto Paulo Canjonjo adalbertopaulokanjonjo@gmail.com <p>O presente artigo tem como objectivo apresentar a sugestão de conteúdos básicos de suporte no ensino da Química, para ministrar as aulas de forma significativa, aos estudantes do curso de Química. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa, tendo como a observação o instrumento adoptado para a colecta dos dados, partindo das aulas ministradas pelos estudantes do 4º ano do Curso de Química da Escola Superior Pedagógica do Bié no ano 2019 em algumas escolas do I e II Ciclo do Ensino Secundário do Cuito-Bié. Os resultados observados, como o domínio das temáticas e as estratégias metodológicas do ensino da química em subtemas específicos foram satisfatórios para a investigação uma vez que os estudantes agiam de forma natural no desenvolvimento das práticas pedagógicas, tendo o autor apenas como professor.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Adalberto Paulo Canjonjo http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/188 Tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto 2023-12-29T11:15:00+00:00 Amândio da Purificação Ferreira Valentim manogrande1972@gmail.com Paxe Nelson Cesareira de Amazonas paxe1@ua.pt <p>O presente artigo é fruto das dificuldades constatadas na tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto que conduzem a equações do 1.º grau por parte de alunos da 7.ª classe, do Colégio Samora Moisés Machel nº 28 em Ndalatando. Para a concretização da pesquisa fez-se recurso a métodos teóricos, empíricos e matemáticos, que foram utilizados para a fundamentação teórica e metodológica, a aplicação de instrumentos e o processamento dos dados. Pretende-se com este artigo socializar uma estratégia metodológica que contem acções que contribuam na melhoria da tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto que conduzem a equações do 1.º grau. Utilizou-se a metodologia quali-qualitativa e fazem parte da população alunos e professores, com uma amostra constituída por 40 alunos e 2 professores, selecionados de forma aleatória o que permitiu fazer as inferências necessárias. Os resultados indicam um melhoramento da comunicação em relação a tradução da linguagem corrente à linguagem matemática, desenvolveram habilidades de relacionar os dados do enunciado do problema e representá-los na forma de uma equação do 1.º grau.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Amândio da Purificação Ferreira Valentim, Paxe Nelson Cesareira de Amazonas http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/189 Diagnóstico sobre o tratamento de problemas matemáticos no Ensino Primário 2023-12-29T11:19:23+00:00 Juan Carlos Pérez Castillo perezcastillojc@gmail.com Carmen Marina Varela Ávila cmvarela@ucf.edu.cu Fulgencho Caco Martins Macana fulgencho0404@gmail.com <p>O presente artigo apresenta a principal finalidade de diagnosticar o estado actual do processo de ensino aprendizagem dos problemas matemáticos a partir de um estudo de superação pós-graduada dos docentes e gestores do nível educativo primário. Aplicou-se um estudo transversal descritivo, preditivo ao ter um carácter de prognóstico na base de um estudo diagnóstico aplicado a docentes e gestores em três jornadas de posturados em dois municípios da província do <em>Cienfuegos</em>, Cuba. Empregou-se um enfoque quali–quantitativo com predomínio do método de investigação geral, o dialético – materialista com a utilização de métodos teóricos e empíricos. Obtiveram-se como resultados factores que estão limitando o processo de ensino aprendizagem dos problemas matemáticos neste nível educativo e corrobora que a pós-graduação oferece vias para investigar, inovar e transformar as práticas educativas para alcançar uma maior qualidade na aprendizagem dos alunos em função de um desenvolvimento sustentável através do vínculo existente entre a universidade – território.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Juan Carlos Pérez Castillo, Carmen Marina Varela Ávila, Fulgencho Caco Martins Macana http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/190 A Ombala Ekovongo: um enriquecimento ao Programa de História da 11ª Classe no Liceu Samuel Lussate 2023-12-29T11:44:28+00:00 Waldmar Cahila waldmar69@gmail.com João Sicato Kandjo sicatokandjo10@gmail.com José António Milongo josemilongo03@gmail.com <p>O presente artigo tem como objectivo apresentar um enriquecimento para a aprendizagem da História Local reajustando os conteúdos do programa&nbsp; da Disciplina de&nbsp; História da 11ª Classe&nbsp; de modo a descrever a história da Ombala Ekovongo, assumida pela população local e transmitida por via da tradição oral .&nbsp;&nbsp; No programa em estudo consta uma breve narrativa sobre a origem do<em> viyé </em>(Bié) , mas a referida narrativa apresenta-se incongruente&nbsp; em relação a História Local da referida Província que é transmitida através da tradição oral na Ombala Ekovongo e que é assumida pela população em geral. Para a presente investigação, utilizou-se o estudo descritivo, qualitativo e quantitativo, pois tal como consta na sessão metodológica do presente artigo. Para a sua&nbsp; materialização, recorreu-se a diferentes métodos de análise: teóricos: Histórico – lógico, Análise-Síntese, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental em relação aos métodos de nível empíricos&nbsp; constam os seguintes:&nbsp; &nbsp;Estátisco-Matemáticos, e Questionários&nbsp; por inquéritos</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Waldmar Cahila, João Sicato Kandjo, José António Milongo http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/191 Formação profissional para o atendimento psicológico em lar de assistência à pessoa idosa 2023-12-29T11:58:01+00:00 Augusto Prata Chitula Miguel augustopratachitulamiguel@hotmail.com Ricardo Chiengo Sapalo Cassoma ricardocassoma@gmail.com Ramiro Gross-Tur rgrosstur@gmail.com <p>A presente investigação tem como objectivo promover o atendimento psicológico no Lar de Assistência à Pessoa Idosa Elavoko Ly'omwenho, Cuito, Angola, sobre a base da sensibilização e ativação de competências profissionais nos cuidadores. O estudo sustentou-se na metodologia qualitativa, através da Investigação-Ação-Participação, consubstanciada nos grupos operativos. As participantes foram seis cuidadoras do Lar. Os instrumentos aplicados foram a entrevista a informantes-chave, entrevista exploratória grupal, inquéritos individuais escritos e a entrevista focal. Resultados: As cuidadoras conscientizaram-se sobre a importância da sua superação profissional; promoveu-se o interesse pelo aumento dos conhecimentos básicos em gerontologia e para a elaboração de técnicas para um atendimento mais integral no Lar; houve mudança nas participantes, visto que as categorias de análise mostraram-se mais funcionais após a intervenção.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Augusto Prata Chitula Miguel, Ricardo Chiengo Sapalo Cassoma, Ramiro Gross-Tur http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/192 Comportamento de risco dos alunos no processo de ensino-aprendizagem 2023-12-29T12:07:02+00:00 Celso David celso19711@gmail.com Edilson Sílvio Silvano Xavier edilsonxavier84@gmail.com <p>A abordagem sobre os comportamentos de risco tais como: álcool, droga, e violência na escola, expondo os conceitos, teorias, causa e consequências destes comportamentos na escola, a influência da estrutura familiar e os valores que evidenciam, a fase de desenvolvimento do alvo desta investigação, constitui a preocupação generalizada dos especialistas na tríade desenvolvimento, comportamento e aprendizagem. Verifica-se um relatado de ocorrências de comportamentos que violam as normas morais de convivência social. A investigação foi desenvolvida visando uma melhor compreensão do comportamento de risco dos alunos, bem como as estratégias de intervenção a aplicar, e consequentemente, proporcionar reflexões de modo a contribuírem para um processo de diminuição das manifestações do comportamento de risco. Para tal, objectivamos, analisar os problemas de comportamentos de risco observados nos alunos e identificar as causas de comportamentos de risco nos alunos do instituto Médio Industrial; bem como delinear medidas preventivas para colmatar os comportamentos de risco exibidos pelos alunos.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Celso David, Edilson Sílvio Silvano Xavier http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/193 Análisis del comportamiento táctico de los pasadores masculinos en el voleibol cubano de primer nivel en la competencia nacional 2022 2023-12-29T14:05:04+00:00 Richard Eduardo Borroto Álvarez richardeduardoborroto@gmail.com Pedro Manuel Téllez Quesada pedrotq1963@gmail.com Maricel Rodríguez Shade maricelrs@gmail.com <p>La presente investigación tiene como objetivo valorar el comportamiento del pensamiento táctico de los pasadores cubanos en la competencia de Primera Categoría. Ésta estuvo motivada por insuficiencias observadas en los pasadores masculinos en la conducción del juego, durante el cumplimiento de los objetivos tácticos en competencias desarrolladas en el escenario internacional. El tipo de estudio empleado es no experimental transversal descriptivo cualitativo. La muestra estuvo conformada por los 16 pasadores de los 8 equipos participantes en el evento de Primera Categoría Nacional Masculina de Voleibol celebrada en Sancti Spiritus 2022. Empleamos los métodos teóricos: analítico-sintético e inductivo-deductivo y los métodos empíricos: análisis de documento y la observación (estructurada y no estructurada). Para el análisis de los resultados, se empleó primeramente una guía de observación que nos permitió registrar datos necesarios para la investigación. Una vez registrados todos los datos cuantitativos, éstos fueron agrupados en tablas para posteriormente analizarlos cualitativamente y así poder arribar a conclusiones pertinentes. El análisis de los resultados nos permitió constatar que existen deficiencias en el comportamiento táctico de nuestros pasadores, principalmente con la selección y distribución del pase; así como una marcada tendencia al juego ofensivo por los extremos, empleándose en un volumen mucho menor los pases de primer tiempo y de combinación</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Richard Eduardo Borroto Álvarez, Pedro Manuel Téllez Quesada, Maricel Rodríguez Shade http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/185 A dimensão ética da investigação científica como apanágio para uma produção científica humanista 2023-12-29T10:57:05+00:00 Rosa Maria de Nascimento rnascimento22@hotmail.com Ezequias Adolfo Domingas Cassela ezequiasadolfo@hotmail.com <p>Ver texto</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Rosa Maria de Nascimento, Ezequias Adolfo Domingas Cassela