Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS

Com o objectivo de fazer da revista uma publicação científica de alta confiabilidade, o conselho editorial e o conselho de arbitragem tomarão em conta os requisitos na entrega dos artigos para a sua avaliação, aceitação e posterior publicação. Isto possibilitará alcançar prestígio, impacto e visibilidade das investigações e chegar a inserir a revista nas bases de dados internacionais para a socialização da informação científico-investigativa em matéria de educação.

Uma vez que tenha sido aceite a publicação do artigo, o autor principal deve assinar o código de ética emitido pelo conselho editorial da revista, que acredita a originalidade do mesmo. Os artigos científicos a serem publicados serão avaliados de acordo com os seguintes requisitos:

• Actualidade do tema
• Originalidade do conteúdo
• Impacto na prática educativa
• Correspondência com o escopo da revista
• Redação e estrutura do texto científico
• Uso de normas éticas (citações, bibliografia, menção de coautoria ou colaboração)

A comunicação completa deve conter:

• Título do artigo
• Nome do autor (es): três autores como máximo identificando o autor principal), e para cada autor especificar: ORCID, a instituição a que se vincula, a categoria docente e grau científico, assim como os contactos (província, país e e-mail).

• Resumo informativo (no máximo 250 palavras, em português, inglês e espanhol)
• Introdução
• Metodologia
• Resultados
• Discussão
• Conclusões
• Referências bibliográficas (Norma APA, 6ª edição)

A extensão da comunicação será de 10 a 25 páginas (incluído as referências), escritas em formato Word, com letra arial 12, espaçamento simples entre parágrafos, títulos em negrito, alinhamento justificado sem sangria e margens de 2 cm.

Dever-se-á evitar tabelas e gráficos desnecessários, por formas a garantir maior rapidez na descarga da comunicação. Em caso de necessidade de utilização de gráficos e tabelas, estes deverão ser incluídos como anexos, sem paginar e em formato de imagem (jpg), com numeração consecutiva segundo a ordem colocada no artigo.

Deve ser de pleno conhecimento dos autores, que a avaliação de cada artigo se realiza pelo comité de arbitragem, a sua decisão é irrevogável e deve cumprir estritamente com as exigências da revista. O mediador entre este processo e os autores é o editor da revista.

O Conselho editorial tem um período de três (3) meses para a revisão e aceitação dos artigos para a sua posterior publicação. Este período pode variar segundo o rigor da avaliação do comité de árbitros, assim como pelo número de reenvios para possíveis correções. O autor responsável pelo artigo será informado pelo editor da revista em caso de correções, esclarecimentos, ou negação do mesmo.

O editor da revista, entregará a constância da publicação só depois que o número esteja completo e publicado no sítio disponível para o efeito e nunca antes deste processo. O certificado de publicação se entregará ao autor (es).

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

CITAÇÕES

Citação directa com menos de 40 palavras:

Apelido do autor, data de publicação e a página citada entre parêntesis.

Paulo e Lemuz (2018) destacam “a utilização de métodos científicos na investigação, para obter verdades e para diagnosticar, descrever, explicar compreender, modelar, aplicar e registar uma situação” (p. 7).

Ou:

“É necessário incrementar a participação destes em eventos científicos internacionais de Países da mesma região de África e da Lusofonia, como o caso de Brasil e Portugal” (Sousa, Rodrigues, Pedro, Manuel, 2018, p.458).

Citação directa com mais de 40 palavras:

A citação directa extensa define a transcrição literal do texto do documento consultado com mais de 40 palavras;

A transcrição é destacada do texto com avanço da margem esquerda (0,5” polegadas = 1.27cm, ou equivalente a uma tabulação – Tecla TAB) para todas as linhas com espaçamento duplo entre linhas;

Se forem transcritos dois ou mais parágrafos de texto a primeira palavra do 2º parágrafo e seguintes é colocada com um avanço de mais 0,5” (1.27cm);

Deve incluir a indicação da página (p.) ou o intervalo das páginas (pp.).

O estudo da dualidade é de grande importância dentro da Programação Linear, porque amplia as possibilidades de resolução de problemas desta área, pois até ao momento sabemos calcular o lucro da produção de um determinado artigo, mas se por determinadas razões decidirmos não fabricar, mas vender os recursos, não saberíamos que preços praticar de modos a obter o mesmo lucro (Hungulo, 2017, p. 36).

Citação indirecta (Quando se menciona a ideia do autor, mas não se cita textualmente), não se coloca a página da referência.

É oportuno considerar que estudantes e professores procuram novos recursos e encontram na tecnologia uma ligação entre a tecnologia e o mundo real (Martins, 2009).

Quando o autor tem mais de uma publicação no mesmo ano. Por exemplo: Estudos mais recentes (Chimbinda, 2018a; 2018b) ou simplesmente Chimbinda (2018a, 2018b).

Siga este exemplo para aqueles trabalhos cuja autoria é anónima.

(Anónimo, 2014)

Siga este exemplo para aqueles trabalhos não possuem indicação de autoria

(“Título do trabalho”, 2015) ou “Título do trabalho” (2015)
(Título do trabalho, 2015) ou Título do trabalho (2015)

Siga este exemplo para grupos de autores:

(Universidade Católica [UCAN], 2013) ou (UCAN, 2013)
Universidade Católica (2013) ou UCAN (2013)

Caso seja necessário citar uma investigação que encontrou em outro trabalho ou realizar uma citação da citação, pode faze-lo da seguinte maneira:

Sachilepa (2009), citado por Helder (2016, p.27), descobriu que...
Sachilepa (2016, p.27) referindo-se a Helder (2009) afirma que...

Organização das referências bibliográficas

A lista de referências deve ser ordenada alfabeticamente pelo apelido do autor.

Livro Físico:

Sobrenome, nome abreviado (ano). Título do livro. Lugar de publicação: Editorial.

Exemplos:

Paulo, A. M. J., & Lemus, L. P. (2018). Metodologia de Investigação Educativa. Bié: Yossu editora.
Hernandez Sampieri, R., Fernandez Collazo, C., e Baptista Lúcio, P. (2014). Metodologia de la investigación. Sexta edicion. México: Mc Graw Hill Education.

Livro Electrónico:

Autor, iniciais (año). Título do livro. [Formato do Livro]. Disponível em: URL ou DOI.

Sousa, J. (2016). Computadores no Ensino. [PDF]. Disponível em:

Ou

Hernandez Sampieri, R., Fernandez Collazo, C., e Baptista Lúcio, P. (2014). Metodologia de la investigación. Disponível em:

Capítulo de um Livro Físico:

Vygotsky, S. (1991). Génesis de las funciones mentales más altas. En P. Light, S. Sheldon, e M. Woodhead (Eds.), Aprendiendo a pensar (pp. 32-41). Londres: Routledge.

Capítulo de um livro electrónico:

Vygotsky, S. (1991). Génesis de las funciones mentales más altas. En P. Light, S. Sheldon, e M. Woodhead (Eds.), Aprendiendo a pensar (pp. 32-41). Disponível em: URL ou doi

Enciclopédias:

Lijphart, A. (1995). Sistemas electorales. En La Enciclopedia de la Democracia (vol. 2, pp. 412- 422). Londres: Routledge.

Publicações oficiais do governo:

Angola. Ministério do Ensino Superior. (2018). Estatuto da carreira docente do Ensino Superior. Luanda: Autor.

Actas de congressos:

Rodrigues, M. (2017). Os desafios da extensão universitária em Angola. Em Ima-Panzo, J. (Ed). I conferência internacional sobre extensão universitária em Angola: Extensão universitária. Algumas considerações. (pp.68-99). Luanda: Mayamba Editora

Actas electrónicas de congressos:

Rico-Bocanegra, M. (2018). El índice acumulativo como herramienta de visibilidad. Em Rus, J., Pinto Durán, Astrid Maribel. (Ed). Revistas científicas mexicanas: Retos de calidad y visibilidad en acceso abierto. (23-34). Disponível em:https://dialnet.unirioja.es/descarga/libro/709996.pdf

Artigos de revistas científicas:

Sobrenome, nome (ano). Título. Revista. Volume (Número), Páginas. DOI

Exemplo:
Castilho, J., Nascimento, R., & Quesada, P. (2019). Projecto “com todos e para o bem de todos”. Uma manifestação de extensão universitária sustentável na Escola Superior Pedagógica do Bié. Revista Angolana De Extensão Universitária, 1(1), 36 - 45.

Cutatela, A. C., Maria de Jesus Paulo, A., & Alexandre da Fonseca Tinoca, L. (2020). A Valorização Docente na (re)construção da Identidade dos Profissionais do Ensino Superior em Angola . Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18469

Emanuel, V., Barca, I., & Costa, N. (2021). A Educação Histórica no Ensino Primário angolano: uma análise centrada no programa da 6.ª classe. RAC: Revista Angolana De Ciências, 3(1), 133-156

Sousa, J. B. M. (2020). A problemática da ciência aberta e a avaliação da ciência em Angola. RAC: Revista Angolana De Ciências, 2(3), 252-259.

MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORAMENTO

Agostinho, G. C. (2014). Estratégia pedagógica para a educação ambiental. (Tese de Doutoramento). Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona”.

Cassinda, E. (2017). Proposta de concepção teórico-metodológica redimensionar o perfil profissional do graduado no curso de Licenciatura em Ciências da Educação. (Tese de Doutoramento). Universidade de Ciências Pe-dagógicas “Enrique José Varona”.

Cambuta, A. J. Y. (2014). O papel desempenhado pela motivação no aprendizado da língua inglesa dos alunos. (Dissertação de Mestrado) Universidade do Extremo Sul Catarinense. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3493/1/Aristides%20Jaime%20Yandelela%20Cambuta.pdf

FONTES ELECTRÓNICAS:

Sobrenome, Nome (es) (ano). Título. URL ou DOI.

Marques, P. (2010) ¿Por qué TIC en Educación?. Disponível em: http://www.slideshare.net/peremarques/por-qu-tic-en-educacin.

Artigos

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