Multiculturalismo: a educação no século XXI
Palavras-chave:
Multiculturalismo, cultura, educação, globalizaçãoResumo
A crescente mobilidade internacional tem contribuído para a heterogeneidade cultural das sociedades. A educação no século XXI vê-se desafiada a responder as exigências educativas em sociedades multiculturais, onde os diferentes grupos culturais possuem substanciais diferenças de aprendizagem. Este artigo, analisa criticamente as abordagens multiculturais existentes no âmbito da literatura, que permitem criar condições para a educação multicultural no presente século. Numa abordagem teórico-conceitual, a revisão de literatura descritiva-explicativa propõe, formar a identidade, competência e personalidade multicultural do professor e aluno; reinventar/reestruturar o currículo escolar; reduzir o pré-conceito na escola e na sala de aula; promover a cultura multicultural na escola e aplicar a pedagogia igualitária. Auguramos que a presente reflexão sirva de contributo que suscite discussão sobre a temática e proporcione bases para a reinvenção curricular em contextos monoculturais.
Referências
Banks, J. A., & McGeeBanks, C. A. (2016). Multicultural education: Issues and perspectives (Vol. IX). Hoboken, NJ: Wiley.
Bauman, Z., & Donskis, L. (2016). Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Lisboa: Relógio D´Água.
Berry, J. W. (2013). Research on multiculturalism in Canada. International Journal of Intercultural Relations, 37(2013), 663-675.
Canen, A., & Morreria, A. F. (1999). Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. EDUCAÇÂO EM DEBATE, 2(38), 12-23.
Doucerain, M., Dere, J., & Ryder, A. G. (2013). Travels in hyper-diversity: multiculturalism and the contextual assessment of acculturation. International Journal of Intercultural Relations, 37(2013), 686-699.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Hall, S. (2000a). The multicultural question . Em H. H., Un/Sttled Multiculturalism. London: Zed Press.
Hall, S. (2003). Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte & Brasília: UFMG/UNESCO.
Hladik, J., & Jadama, L. M. (2016). Multicultural competence of helping profession students: cross-cultural comparison between Europe and Africa. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 217(2016), 669-678.
Hofhuis, J., Schilderman, M. F., & Verdooren, A. (2020). Multicultural personality and effectiveness in an intercultural training simulation: the role of stress and pro-active communication. International Journal of Psychology , 1-10 DOI: 10.1002/ijop.12647.
Hong, Y.-Y., Zhan, S., Morris, M. W., & Benet-Martínez, V. (2016). Multicultural identity process. Current Opinion in Psychology, 8(2016), 49-53.
Lazzarin, L. F. (2008). Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical. Revista da ABEM, 19, 121-128.
Leong, C.-H., & Liu, J. H. (2013). Whither multiculturalism? Global identities at a cross-roads. International Journal of Intercultural Relations, 37(2013), 657-662.
Lieberman, D. A., & Gamst, G. (2015). Intercultural communication competence revisited: Linking the intercultural and multicultural fields. International Journal of Intercultural Relaations, 30(2015), 1-3.
Mecea, M. (2013). Training in intercultural mediation in a multicultural university. Contribuitions for fostering international stability. 15th Workshop on International, Technology, and Culture (pp. 153-157). Kosovo: The International Federation of Automatic Control.
Melo, R. A., & Campinas, L. d. (2010). Multiculturalidade e morbidade referida por migrantes bolivianos na estratégia saúde da família. O Mundo da Saúde, 34(1), 25-35.
Mendes, J. M. (2010). Cultura e Multiculturalidade. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema.
Moore, A. M., & Barker, G. G. (2012). Confused or multiculural: third culture individuals cultural identity. International Journal Intercultural Relations, 36(2012), 553-562.
Neto, T. d. (2014). História da educação e cultura. Luanda: ZAINAEDITORES.
Noor, N. M., & Leong, C.-H. (2013). Multiculturalism in Malasia and Singapore: Contesting models. International Journal of Intercultural Relations, 37(2013), 714-726.
Oliveira, D. G. (2014). Multiculturalismo: a comunicação como ponto de encontro entre o particularismo e o universo. Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade de Brasília, 249-226.
Oryan, S., & Ravid, R. (2019). The experince of pre-service teachers delivering a study unit on multiculturalism, racism and prejudice. Teaching and Teacher Education, 86(2019), 102-911.
Paul-Binyamin, I., & Haj-Yehia, K. (2019). Multicultural education in teacher education: shared experience and awareness of power relations as a prerequisite for conflictual identities dialogue in Israel. Teaching and Teacher Education, 85(2019), 249-259.
Rego, M. A., & Nieto, S. (2000). Multicultural/ intercultural teacher education in two contexts: lessons from the United States and Spain. Teaching and Teacher Education, 16(2000), 413-427.
Restrepo, E. (2014). Stuart Hall: momentos de su labor intelectual. Papeles de Trabajo, 8(14), 34-49.
Reyna, M. H. (2007). Sobre los sentidos de multiculturalismo e interculturalismo. Revista de Sociedade, Cultura y Desarrollo Sustentable, 3(2), 429-442.
Sánchez-Sánchez, L. C., Salaberri, S., & Sánchez-Pérez, M. d. (2017). Multiculturalism and internationalization in Spanish Universities: North-south socio-cultural differences? Procedia - Social and Behavioral Sciences, 237(2017), 1125-1133.
Sakurai, T., McCall-Wolf, F., & Kashima, E. (2010). Building intercultural links: The impact of a multicultural intervention programme on social ties of international students in Australia. International Journal of Intercultural Relations, 34(2010), 176-185.
Sibley, C. G., & Ward, C. (2013). Measuring the preconditions for a successful multicultural society: A barometer test of new Zealand. International Journal of Intercultural Relations, 37(2013), 700-713.
Weissmann, L. (2017). Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Revista Construção Psicopedagógica, 26(27), 21-36.
Wurzle, J. (1987). Introduction: Multiculturalism and multicultural education. Em J. Wurzle, Toward multiculturalism. Maine: Intercultural Press.
Yampolsky, M. A., & Amiot, C. E. (2016). Descrimination and multicultural identity configurations: the mediating role of stress. International Journal of Intercultural Relations, 55(2016), 86-96.
Yeo, S. L., & Pang, A. (2016). Asian multiculturalism in communication: impact of culture in the pratice of public relations in Singapore. Review, Public Relations, 30(2016), 1-11.
Zee, K. I., & Brinkmann, U. (2004). Construct validity evidence for the intercultural readiness check against the multicultural personality questionnaire. International Journal of Selection and Assessment, 12(13), 285-290.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Anil Vila
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.