Alfabetização e educação de jovens e adultos (EJA-Angola) na província da Lunda-Norte (2017 a 2019)
Palavras-chave:
Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Província da Lunda-NorteResumo
Nos discursos e documentos sobre a Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos em Angola, é consensual a menção desta modalidade como importante no desenvolvimento social e económico do país. Nesta direcção, este estudo analisou a execução de políticas que tratam da alfabetização e educação de jovens e adultos na Província da Lunda-Norte no período 2017 a 2019. Estas políticas foram formuladas considerando determinações presentes no Decreto Presidencial n.º 257, de 12 de Agosto de 2019, que aprovou o Plano de Acção para Intensificação da Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos (EJA-Angola 2019-2022); a Lei n.º 17, de 07 de Outubro de 2016, a Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (LBSEE) e a Lei n.º 32, de 12 Agosto 2020, que altera algumas disposições da lei n.º 17/2016. Através da análise de dados secundários, fornecidos pelo Gabinete Provincial da Educação, pesquisa documental e bibliográfica, foram observados aspectos relacionados à formulação e implementação de políticas referentes ao tema em estudo. Os achados da pesquisa indicam que o comprometimento dos governos locais (municipais), as acções empreendidas pelo Gabinete Provincial da Educação, as parcerias institucionais e parceiros sociais desempenham papel importante na implementação de políticas públicas educacionais relacionadas ao Subsistema de Educação de Adultos na Província da Lunda-Norte. Finalizamos o estudo sinalizando a necessidade dos órgãos executivos da educação e do governo central se responsabilizarem por um maior investimento nesse subsistema de ensino e pelo monitoramento dessas políticas garantindo a sua exequibilidade.
Referências
Alfredo, F. C. (2014). Avaliação das aprendizagens: políticas, concepções e práticas de professores em Angola. Rio de Janeiro
Angola (2012), Decreto Presidencial n.º 86/12, de 16 de Maio de 2012. Aprova o Plano Estratégico de Revitalização da Alfabetização, Luanda
Angola (2016), Lei 17/16 de 7 de Outubro de 2016. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino n.º 17/16. Diário oficial da República de Angola: I Série-N.º 170, 6241-6251. Luanda Imprensa Nacional-EP
Angola (2020), Lei 32, de 12 Agosto 2020. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, n.º 32, de 12 Agosto 2020, que altera algumas disposições da lei n.º 17/2016. Diário oficial da República de Angola: I Série-N.º 123. Luanda Imprensa Nacional-EP
Angola (2019), Decreto Presidencial n.º 257/19, de 12 de agosto de 2019. Aprova o Plano de Acção para Intensificação da Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos (EJA-Angola 2019-2022). Diário oficial da República de Angola: I Série- n.º 103. Luanda, Imprensa Nacional-EP.
Araújo, E. F. de P. (2020). Causas do Abandono e Insucesso Escolar em Bissau, Guiné-Bissau: um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado em Educação) Universidade de Lisboa.Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/48993/1/ulfpie054320_tm.pdf Acesso em 07 dez. 2021
Censo 2014, (2016). Resultados Definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação-2014. Província da Lunda-Norte: Instituto Nacional de Estatística, Luanda
Cornelio, (S/D). G. Alfabetização a distância: é possível? Disponível em: https://www.melhorescola.com.br/blog/alfabetizacao-a-distancia-e-possivel. Acesso em: 07 de dez 2021
Cunha, R. B. (S/D). Alfabetização científica ou letramento científico? interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/cWsmkrWxxvcm9RFvvQBWm5s/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 07 dez. 2021
Di Pierro, M. C. (2014). Os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos. USP. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/114/os-desafios-para-garantir-a-educacao-de-jovens-e-adultos. Acesso em 07 dez. 2021
Inide, (2018). Revisão Curricular: programa de adequação curricular (PAC) 2018-2025: I Reunião do Conselho Consultivo do MED 2018, Luanda
Marucci, L. R. de S; Silva, R. e Martins, M. O. (2016). Currículo e Avaliação: um Estudo da Teoria. Disponível em: www.unilago.edu.br/revista/edicaoatual/Sumario/2016/downloads/10.pdf. Acesso em 07 dez. 2021
Med. EJA-Angola, (2019). Plano de Acção para Intensificação da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Luanda
Med. (2018). Comunicações do Conselho Consultivo 2018: comunicação do gabinete provincial da educação da Lunda-Norte, 2018. p. 217 e 219.
Mendes, C; ALVES, J. M; Carvalho, P. (2015). A Governança Educativa Local: a Alfabetização Pelas Direcções Provinciais em Angola. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Actas do I Seminário Internacional, Vol. II – Comunicações Livres. Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH), Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto.
Menezes, M. A. De. (2010). Reflexões sobre Alfabetização. 1ª Edição. Luanda: Mayamba Editora, Luanda
Mendonça, O. S. (S/D). Percurso Histórico dos Métodos de Alfabetização: Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Educação UNESP/ Presidente Prudente. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40137/1/01d16t02.pdf. Acesso em: 09 de jun. 2021
Moro, F. J. C. (2014). A Experiência de Abandono Escolar Precoce: Sentidos e Olhares de Jovens e Famílias. (Dissertação de Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação. Portalegre
Mucopela, V. M. (2016). Abandono Escolar em Moçambique: Políticas Educativas, Cultura Local e Práticas Escolares. (Tese de Doutoramento em Educação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Ndamonovanu, P. et. al. (2018). Abandono Escolar e Efundula Percepções de um Grupo de Jovens mães da Província do Cunene, no sul de Angola. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, p. 29-52
Nguluve, A. K. (2006). Política Educacional Angolana (1976-2005): Organização, Desenvolvimento e Perspectivas. (Dissertação de Mestrado) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, São Paulo
Oliveira, S. F. S. (2015). Alfabetização, Letramento e Educação de Jovens e Adultos (EJA): caminhos e descaminhos. (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia) Universidade de Paraíba, Centro de Educação, Campina Grande
Sarreta. E. Alfabetização de Mulheres Adultas: O Longo Caminho entre o Espaço Doméstico e a Sala de Aula. Universidade de Brasília: Disponível em: https: //www.anpae.org.br. Acesso em: 07 de dez 2021
Sousa, A. C. B. B. (2014). A Importância da Alfabetização na Formação do Sujeito. Disponível em: ttp://www.isciweb.com.br/revista/13-numero-01-2014/28-a-importancia-da-alfabetizacao-na-formacao-do-sujeito. Acesso em: 07 de dez 2021
Tchifulezi, P.V. (2016). Abandono Escolar no Ensino Primário em Escolas de Benguela Análise de Factores Familiares e Curriculares. (Dissertação de Mestrado) Universidade Portucalense Infante D. Henrique
UNICEF. (1997). Situação mundial da infância. Brasília: UNICEF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Bernabé Zito André
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.