Prática pedagógica na formação inicial de professores de Matemática em Benguela – Angola. Um estudo com um Professor

Autores

Palavras-chave:

Didáctica da Matemática, Ambientes de aprendizagem, Orientação/supervisão da prática pedagógica

Resumo

Os resultados de um trabalho de investigação desenvolvido em 2010, apontam o uso do modelo tradicional na orientação da prática pedagógica, e serviram de base para se questionar, se na actualidade a prática pedagógica implementada conduz ao desenvolvimento de modelo(s) promotor(es) de ambientes favorecedores da aprendizagem. O estudo foi desenvolvido em 2019 e adoptou a abordagem qualitativa, tendo-se elegido como caso de estudo, um dos professores participantes na investigação de 2010. Teve como propósito, perceber se o modelo de orientação usado na prática pedagógica, mantém o modelo tradicional, ou não. Os resultados apontam para o modelo tradicional de orientação da prática pedagógica, focado no domínio do conteúdo e de técnicas de ensino, apreendidos de modo mecânico, em detrimento de modelo propiciador de ambientes dinâmicos e favorecedores da aprendizagem da Matemática, suportados pelo questionamento e argumentação das ideias e dos fazeres

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

Jacinto Quitembo, A. D. . (2023). Prática pedagógica na formação inicial de professores de Matemática em Benguela – Angola. Um estudo com um Professor. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 3(1), 39–57. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/166

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Secção

Artigos