As Tecnologias de Informação e Comunicação: Um olhar aos Nativos e Imigrantes Digitais no contexto educativo em Moçambique

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Nativos digitais, Imigrantes digitais

Resumo

O presente estudo visa abordar a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação: Um olhar aos nativos e imigrantes digitais no contexto educativo em Moçambique. É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa sustentada pela pesquisa bibliográfica, que se baseou no inquérito por questionário para a recolha de dados que por sua vez, foram quantificados e interpretados a partir do método de análise de conteúdos. Fizeram parte do estudo 20 estudantes de diferentes cursos, sendo 10 nativos e 10 imigrantes digitais, distribuídos em 5 homens e 5 mulheres, para cada grupo. São considerados de nativos, sujeitos com idade inferior a 42 anos e imigrantes os que partem de 42 anos para cima. Através da análise dos questionários, ficou evidente que, embora haja dificuldades no uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, os nativos encontram-se avançados e actualizados a respeito do uso de recursos tecnológicos (computadores e celulares android) como meios que auxiliam a aprendizagem. Ficou claro que os nativos dominam e navegam pela internet em busca de saberes, ao passo que imigrantes digitais ficam apegados aos métodos tradicionais de aprendizagem, ficando desconfortáveis em ambientes digitais. 

Referências

Bárcia, L., & Teodoro, V. (2010). A utilização da plataforma Joomla! Na Escola. In: Lagarto, José; Andrade, António. A Escola XXI, Aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, pp. 131-162.

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. 4ª. ed. L. A. Reto; A. Pinheiro, Trads. Lisboa, Portugal: Edições 70.

Barros, A. J. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica. 3ª ed. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall

Batista, F., & Freitas, J. C. de. (2010). Aprendendo com os portáteis - o computador na sala de aulas. In: Lagarto, José; Andrade, António. A Escola XXI, Aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa: Universidade Católica Editora, pp. 81-104.

Carvalho, F. C. A. De., & Ivanoff, G. B. (2010). Tecnologias que Educam: Ensinar e Aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall.

Duggleby, J. (2002). Como ser um Tutor Online. Colecção do Formador Prático. Lisboa: Portugal.

Lagarto, J., & Andrade, A. (2010). A Escola XXI, Aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2019). Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo, Brasil: Atlas.

Mattar, J. (2010). Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall.

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Luis Dias, J. ., & Capathia Nahia, E. M. A. . (2023). As Tecnologias de Informação e Comunicação: Um olhar aos Nativos e Imigrantes Digitais no contexto educativo em Moçambique. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 3(1), 58–69. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/167

Edição

Secção

Artigos