As Tecnologias de Informação e Comunicação: Um olhar aos Nativos e Imigrantes Digitais no contexto educativo em Moçambique
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Nativos digitais, Imigrantes digitaisResumo
O presente estudo visa abordar a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação: Um olhar aos nativos e imigrantes digitais no contexto educativo em Moçambique. É uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa sustentada pela pesquisa bibliográfica, que se baseou no inquérito por questionário para a recolha de dados que por sua vez, foram quantificados e interpretados a partir do método de análise de conteúdos. Fizeram parte do estudo 20 estudantes de diferentes cursos, sendo 10 nativos e 10 imigrantes digitais, distribuídos em 5 homens e 5 mulheres, para cada grupo. São considerados de nativos, sujeitos com idade inferior a 42 anos e imigrantes os que partem de 42 anos para cima. Através da análise dos questionários, ficou evidente que, embora haja dificuldades no uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, os nativos encontram-se avançados e actualizados a respeito do uso de recursos tecnológicos (computadores e celulares android) como meios que auxiliam a aprendizagem. Ficou claro que os nativos dominam e navegam pela internet em busca de saberes, ao passo que imigrantes digitais ficam apegados aos métodos tradicionais de aprendizagem, ficando desconfortáveis em ambientes digitais.
Referências
Bárcia, L., & Teodoro, V. (2010). A utilização da plataforma Joomla! Na Escola. In: Lagarto, José; Andrade, António. A Escola XXI, Aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora, pp. 131-162.
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. 4ª. ed. L. A. Reto; A. Pinheiro, Trads. Lisboa, Portugal: Edições 70.
Barros, A. J. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica. 3ª ed. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall
Batista, F., & Freitas, J. C. de. (2010). Aprendendo com os portáteis - o computador na sala de aulas. In: Lagarto, José; Andrade, António. A Escola XXI, Aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa: Universidade Católica Editora, pp. 81-104.
Carvalho, F. C. A. De., & Ivanoff, G. B. (2010). Tecnologias que Educam: Ensinar e Aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall.
Duggleby, J. (2002). Como ser um Tutor Online. Colecção do Formador Prático. Lisboa: Portugal.
Lagarto, J., & Andrade, A. (2010). A Escola XXI, Aprender com TIC. Sínteses de Dissertações do Mestrado de Informática Educacional. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Editora.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2019). Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo, Brasil: Atlas.
Mattar, J. (2010). Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 José Luis Dias, Elizabeth Mariana Alfredo Capathia Nahia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.