Adequação dos conteúdos básicos de suporte no ensino da Química: Uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa

Autores

Palavras-chave:

Ensino da Química, Conteúdos, Estratégias, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo tem como objectivo apresentar a sugestão de conteúdos básicos de suporte no ensino da Química, para ministrar as aulas de forma significativa, aos estudantes do curso de Química. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa, tendo como a observação o instrumento adoptado para a colecta dos dados, partindo das aulas ministradas pelos estudantes do 4º ano do Curso de Química da Escola Superior Pedagógica do Bié no ano 2019 em algumas escolas do I e II Ciclo do Ensino Secundário do Cuito-Bié. Os resultados observados, como o domínio das temáticas e as estratégias metodológicas do ensino da química em subtemas específicos foram satisfatórios para a investigação uma vez que os estudantes agiam de forma natural no desenvolvimento das práticas pedagógicas, tendo o autor apenas como professor.

Referências

Abd-El-Khalick, F., & Lederman, N. G. (2000). Improving science teachers’conceptions of nature of science: a critical review of literature. International Journal of Science Education, 665-701.

Alves, R. (1981). Filosofia da Ciência. São Paulo: Ars Poética Editora.

Coelho, A., & Octávio, M. J. (2016). Química - 8ª classe (2ª ed.). Luanda: Texto editores.

Fagundes, T. (2009). Metodologia da pesquisa. Salvador: UNEB.

Fogaça, J. R. (2023). O que é uma substância? Brasil Escola. Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-substancia.htm.

Fonseca, B. T. (2023). Substância química. Infoescola: Navegando e Aprendendo. Fonte: https://www.infoescola.com/quimica/substancia-quimica/

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). São Paulo: Atlas.

Libâneo, J. C. (2017). A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Revista Educativa, 353-387. Fonte: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5391

Lima, J. A. (2017). Contextualização e ensino de Química na educação básica: Uma estratégia para promoção de aprendizagem significativa. Revista Docentes, 39- 49. Fonte: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/77

Marconi, M. d., & Lakatos, E. M. (2008). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Moreira, M. A. (2008). A teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. São Paulo: Vetor.

Oki, M. D., & Moradillo, E. F. (2008). O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência &

Educação (Bauru), 67-88.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul: Editora Feevale.

Puhl, C. S., Müller, T. J., & Lima, I. G. (2020). As contribuições de David Ausubel para os processos de ensino e de aprendizagem. DYNAMIS.

Rodrigues, V. C., Pinheiro, C. P., & Oliveira, L. D. (2023). Química em Minecraft: Análise do conteúdo didático “As Propriedades da Matéria. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química, 42. Fonte: https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/252

Usberco, J., & Salvador, E. (2002). Química - Volume Único. São Paulo: Saraiva.

Voigt, C. L. (2019). O Ensino de Química. Ponta Grossa, PR : Editora Atena.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artemed.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Canjonjo, A. P. . (2023). Adequação dos conteúdos básicos de suporte no ensino da Química: Uma estratégia metodológica para uma aprendizagem significativa. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 3(2), 19–29. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/187

Edição

Secção

Artigos