Análise do currículo da educação infantil no processo descontinuado em Angola
Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, descontinuidadeResumo
O presente artigo, tem como objectivo “analisar o currículo do Curso de Educação de infância no ensino superior em Angola, considerando a descontinuidade do curso de Psicologia e suas implicações na formação dos educadores”. A pesquisa adopta uma abordagem qualitativa, utilizando o método histórico-lógico e a análise-síntese, com colecta de dados por meio da análise documental de fontes como o Decreto Executivo nº 190/23 e o Decreto Presidencial nº 195/23, que definem novas directrizes curriculares para a formação de educadores de infância à luz do subsistema pré-escolar. Através das técnicas de análise e interpretação de documentos, o estudo revela as fragilidades e potencialidades do plano curricular do curso de Educação de infância, especialmente as influências da descontinuidade no curso de Psicologia, que afectaram a integração e a actualização do conteúdo pedagógico. A educação pré-escolar, enquanto primeira fase da educação básica, é crucial para o desenvolvimento integral das crianças e a democratização das oportunidades, mas enfrenta desafios na organização e supervisão. A pesquisa sugere a implementação de reformas estruturais no currículo da Educação Infantil, com maior continuidade e alinhamento entre os cursos, é essencial para melhorar a formação dos educadores e a qualidade do ensino
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