Ética e Deontologia Profissional de Professores na perspectiva da Educação Inclusiva em Angola: Um reflexo no Complexo Escolar 271 do Ensino Especial do Bié
Palavras-chave:
Ética, Deontologia, Professor, Estratégia EducativaResumo
O presente artigo centra-se em aspectos direccionados ao desenvolvimento da Ética e Deontologia Profissional em quanto pressupostos fundamentais na interacção, especialmente de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. O estudo foi realizado no Complexo Escolar do Ensino Especial do Bié-Angola, por sinal o único naquela localidade, e teve como objectivo propor uma Estratégia Educativa para o fortalecimento da Ética e Deontologia Profissional de Professores para a melhoria das relações interpessoais com os alunos com Necessidades Educativas Especiais do Complexo Escolar do Ensino Especial nº 271 do Bié. A revisão da literatura, centra-se sobretudo nos fundamentos da Ética e Deontologia Profissional com especial foco na interacção professores-alunos; a Ética e as Necessidades Educativas Especiais no contexto angolano. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva da abordagem quali-quantitativa, portanto uma metodologia mista com recursos a análises de dados quantitativos e qualitativos. Participaram da investigação membros da direcção, professores e alunos do Complexo Escolar do Ensino Especial do Bié. A análise de resultados permitiu identificar pontos fracos na interacção professor-aluno e levou a elaboração de uma proposta de estratégia educativa para minimizar aos problemas ligados a Ética e Deontologia Profissional vivenciados na interacção professor-aluno no referido Complexo Escolar.
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