Ética e Deontologia Profissional de Professores na perspectiva da Educação Inclusiva em Angola: Um reflexo no Complexo Escolar 271 do Ensino Especial do Bié

Autores

Palavras-chave:

Ética, Deontologia, Professor, Estratégia Educativa

Resumo

O presente artigo centra-se em aspectos direccionados ao desenvolvimento da Ética e Deontologia Profissional em quanto pressupostos fundamentais na interacção, especialmente de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. O estudo foi realizado no Complexo Escolar do Ensino Especial do Bié-Angola, por sinal o único naquela localidade, e teve como objectivo propor uma Estratégia Educativa para o fortalecimento da Ética e Deontologia Profissional de Professores para a melhoria das relações interpessoais com os alunos com Necessidades Educativas Especiais do Complexo Escolar do Ensino Especial nº 271 do Bié. A revisão da literatura, centra-se sobretudo nos fundamentos da Ética e Deontologia Profissional com especial foco na interacção professores-alunos; a Ética e as Necessidades Educativas Especiais no contexto angolano. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva da abordagem quali-quantitativa, portanto uma metodologia mista com recursos a análises de dados quantitativos e qualitativos. Participaram da investigação membros da direcção, professores e alunos do Complexo Escolar do Ensino Especial do Bié. A análise de resultados permitiu identificar pontos fracos na interacção professor-aluno e levou a elaboração de uma proposta de estratégia educativa para minimizar aos problemas ligados a Ética e Deontologia Profissional vivenciados na interacção professor-aluno no referido Complexo Escolar.

Referências

Angola. Ministério da Educação. (2020). Lei de Base do Sistema de Educação e Ensino de Angola, Lei 32/20 de 12 de Agosto. Luanda.

Ansoff, H.I. (1990). A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas.

Baptista, I. (2011). Ética, Deontologia e Avaliação de Desempenho Docente.Lisboa

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Resolução n.º 145 de 21 de Fevereiro de 2018. São Paulo.

Brasil. Resolução SE n.º80/2009 de 3 de Novembro, (2009). Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Cardoso, E.M.S. e Flores M.A. (2009). A formação inicial de professores em Angola: Problemas e desafios. Universidade do Minho. Portugal.

Carvalho, A. D. de (2006), Dicionário de Filosofia da Educação, Porto editora, Portugal.

Chauí, M. (1998). Ética e Violência. S.P. Ed. 39. Editora Ática.

Cury, A. (2003). Pais Brilhantes, Professores fascinantes, a educação inteligente: formando jovens pensadores e felizes. Sextante. Rio de Janeiro.

Dicionário de Língua Portuguesa. (2013). Acordo Ortográfico: Antes e depois. Porto Editora.

Doron, R.e Parot, F. (2001). Dicionário de Psicologia. São Paulo. 3ª Ed. Ática.

Dubrin, A. J. (2003). Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo.

Fernandes, D.M. & Venâncio D. S. (2017). Acções Educativas para fortalecer a Ética e Deontologia Profissional do Professor. (Trabalho de Licenciatura). Escola Superior Pedagógica do Bié: Cuito.

Ferreira, A. B. de H.(2005). Dicionário da língua portuguesa. São Paulo 6ª ed. Curitiba.

Ferreira, M.C.C. e Ferreira, J.R. (2007). Sobre inclusão, políticas públicas e práticas pedagógicas. São Paulo. 2ed. Campinas, Autores Associados.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre. 3. ed. Artmed.

Gil A.C. (2008). Como elaborar projectos de pesquisa. São Paulo. 4ª Edição.

Gil, A.C. (2008). Métodos e Técnicas de pesquisa Social. São Paulo. 6ª Ed. Editora Atlas.

Giodarni, R.J. (2013). Microsoft Excel: principais ferramentas. S.P. Escola Estadual Técnica Guaporé.

Magalhães, S.M.O. (2020). Formação ética de professores: a contribuição de Edgar Morin. Educação e Linguagem. Goias-Brazil.

Marconi. M. A. e Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos sobre Metodologia Científica. São Paulo. 5ª Edição. Atlas.

Marconi. M. A. e Lakatos, E. M. (2003). Técnicas de Pesquisa. 2ª Edição. Brasil: Atlas.

Lima, A. V. (2007). Metamodelos de la Investigación Pedagógica. La Habana, Cuba: Instituto Central de Ciencias Pedagógicas.

Martins, M.M. (2018). Seminário académico. UNISA.

Matos, J.J.C. Mato, O.E.M. Farfán, E.R. H. e Prieto, J.N. (2018). Capítulo VII Estrategia Educativa para la formación de valores. Una alternativa para la tutoría institucional.México.

Mendes, M. e Manuel, T. (2016). Investigação em Educação. Opções metodológicas para a pesquisa científica. 1ª Edição. Kat Editora. Benguela. Angola.

Monteiro, A.R. (2004), Educação e Deontologia. Lisboa. Escolar Editora.

Moreno, C. I. (2010). Educar em valores. 4ª Edição. São Paulo. Editora Paulinas.

Morin, E. (2002). Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Brasilia.

Paulo, A.M.J e Lemus, L.P. (2018). Metodologia de Investigação Educativa. Bié. Yossu Editora.

Pires, J. (2008). Por uma ética da inclusão. In Martins, Lúcia de Araújo Ramos – [et al.] organizadores. Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis. 3ª Ed. RJ: Vozes.

Queiroz. T. D. (2003). Dicionário Prático de Pedagogia. São Paulo: Editora Ridee.

Quivy, R., Campenhoudt, L. V. (2005). Manual de Investigação em Ciências Sociais. 4ª Edição. Lisboa: Gradiva.

Rodrigues, D. (2006). Inclusão e Educação. doze olhares sobre a Educação Inclusiva.São Paulo. Summus Editorial.

Seiça, A. B. (2003). A docência como Praxis Ética e Deontologia: Um Estudo empírico. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica.

Silva, O.A (2013). A formação do professor na perspectiva inclusiva:conhecer as necessidades educacionais especiais para transformar Quatiguá-Paraná.

Stainback, S. e Stainback, W. (1999). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre. Artmed.

Vitaliano, C. R. (2010). Formação de professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina, Pr: Eduel.

Yoba, C.P.Cl. (2010). Ética e Deontologia Profissional do Professor Universitário. Construção Psicopedagógica: São Paulo-SP.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Fernandes, D. M. . (2021). Ética e Deontologia Profissional de Professores na perspectiva da Educação Inclusiva em Angola: Um reflexo no Complexo Escolar 271 do Ensino Especial do Bié. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 1(2), 19–43. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/65