A Educação para a cidadania no Ensino da Matemática. Uma contribuição à Formação Integral dos alunos

Autores

Palavras-chave:

Educação ideológica- politécnica-cidadania, ensino da Matemática, formação integral

Resumo

A Educação dos alunos, desde a politécnica, ideológica e para a cidadania constitui a meta final de todo processo educativo na escola e o ensino da matemática deve contribuir para essa formação integral, conforme as orientações plasmadas nos documentos legais e curriculares do sistema educativo Angolano. Pretende-se com este artigo, analisar algumas situações do ensino da matemática com potencialidades para o desenvolvimento de um conjunto de convicções, atitudes, valores e de todo um conjunto de qualidades da personalidade que concorrem para uma ideologia do conhecimento matemático e para formação integral dos alunos, mediante uma abordagem qualitativa e descritiva tendo como enquadramento teórico os fins e princípios do sistema educativo angolano. Para isso foram utilizados os documentos legais e curriculares como a lei de base 17/16, de 7 de Outubro, os planos curriculares, os programas de Matemática e os respectivos manuais dos diferentes níveis de ensino. A partir das considerações apresentadas e desenvolvidas neste artigo, espera-se contribuir para uma consciencialização dos professores de Matemática, quando estes, no exercício da docência se depararem com a obrigatoriedade de cumprir com os objectivos educativos a partir do ensino da matemática.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Bemba Queria, M. ., & Mateus de Barros, J. M. . (2021). A Educação para a cidadania no Ensino da Matemática. Uma contribuição à Formação Integral dos alunos . RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 1(2), 117–133. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/72