O reforço tecnológico no ensino da Geografia: Proposta de utilização dos Geoaplicativos no II ciclo do ensino secundário angolano

Autores

Palavras-chave:

Geoaplicativos, aplicativos, tecnologia no ensino, smartphones, aprendizagem da Geografia

Resumo

A necessidade de inovação e implementação de novos mecanismos pedagógicos e metodológicos, para o ensino da Geografia nas comunidades de adolescentes e jovens, é imperiosa para a melhoria da eficácia educacional no sistema de ensino angolano. Neste sentido, traçou-se como propósito desta pesquisa, propor a utilização de aplicativos geográficos (geoapps) no II ciclo do ensino secundário angolano, para o reforço na aprendizagem da Geografia. Para o efeito, identificaram-se alguns aplicativos utilizáveis nos smartphones de sistema operacional Android cujos conteúdos ofereçam valências didácticas para a aprendizagem da Geografia. A abordagem desta pesquisa decorre mediante uma interpretação bibliográfica, descritiva e técnico-explicativa, uma vez que se busca não só estabelecer os preceitos teóricos sobre as necessidades e as vantagens da proposta tecnológica no ensino, mas também explicar o “modus operandi” dos aplicativos (apps) aproveitando tanto as competências geográficas a instruir, como as capacidades metodológico-profissionais dos docentes.  

Referências

Androidlista (2021). Androidlista.com.br. Desenvolvido pela Harnisch GmbH. Versão 1.3.24. Austria. Acesso em 2021, disponível em https://www.androidlista.com.br/item/android-apps/481216/sun-moon-and-planets/

Ardila, E. R., & Mejía, A. P. (2017). Apps educativas como herramienta pedagógica para niños y niñas de grado segundo en el Colegio Sorrento I.E.D. Bogotá: Fundación Universitaria Los Libertadores.

Caetano, L. M., & Veiga, A. M. (2010). Apps no ensino: Conceitos e potencialidades educativas. Ensino na Educação Básica, III, 1-21. Acesso em 19 de Março de 2021, disponível em https://www.researchgate.net/publication/341655435.

Carracedo, M. (3 de Julho de 2017). Aplicaciones (Apps) para la enseñanza de la Geografia. Una experiencia Mobile Learning en la formación inicial del profesorado de educación primaria. Didáctica Geográfica nº 18, 69-89. Acesso em 20 de Março de 2021, disponível em https://didacticageografica.age Geografia.es/index.php/didacticageografica/article/view/383/356.

Common sense education media. (2021). Geography apps and websites for elementary and high schools. Acesso em 10 de 04 de 2021, disponível em www.commonsensemedia.org: http//: www.commonsensemedia.org/education/pop-picks/middle-and-high-school-geography-apps-and-websites.

Geoscience News and Information (2005). What is Google Earth?. Acesso em 17 de 04 de 2021, disponível em Geology.com: https://geology.com/google-earth/

GCFGlobal, (2021). Aprendelibre. Acesso em 07 de Outubro de 2021. Disponível em: https://edu.gcfglobal.org/es/educacion-virtual/que-es-la-educacion-virtual/1/

Khan, S. (2020). Top Geography tools and Apps for XXI century classroom. Acesso em 12 de 04 de 2021. Disponível em: http://www.edtechreview.in

Kortabitarte, A., Gillate, I., Luna, U., & Ibáñez‐Etxeberria, A. (2018). Las aplicaciones móviles como recursos de apoyo en el aula de ciencias sociales: Estudio exploratório con el app Architecture Gothique/Romane en educación secundária. Albacete: ENSAYOS, Revista de la Facultad de Educación de Albacete. Acesso em 17 de Março de 2021, disponível em http://www.revista.uclm.es/index.php/ensayos

Lei de bases do sistema de educação e ensino. (12 de Outubro de 2020). Lei que altera a lei nº 17/16 de 7 de Outubro - Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Luanda, Angola: Assembleia Nacional. Acesso em 2021, disponível em: https://www.ipls.ao/wp-content/uploads/2020/08/Lei-3_20-de-12-de-Agosto-Lei-de-Bases-do-Sistema-de-Eucacao-e-Ensino-altera-a-Lei-17_16.pdf.

Lima, R. N. (2012). Google Earth aplicado a pesquisa e ensino da Geomorfologia. Revista de Ensino da Geografia. Vol 3, N. 5, 17-30.

Papadakis, S. J., & Kalogiannakis, M. (2017). Mobile educational applications for children. What educators and parents need to know. International Journal of Mobile Learning and Organisation, 256-277. Acesso em 20 de Março de 2021, disponível em https://www.researchgate.net/publication/315137160

Peña, D., Jesús, J., González, F., & Carlos, J. (2013). Geographic and geolocation competences for people in later life. Cuadernos Geográficos, 1-80. Acesso em 20 de Março de 2021, disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fernandez-

Garcia_Jose_Carlos/publication/259740378_Geographic_and_geolocation_competences. pdf

Ramon, A. (2018). Tecnologías de Información Geográfica, un recurso para el aprendizaje en la vida cotidiana. Tecnologia de la información geográfica, un recurso para el aprendizaje en la vida cotidiana, 1-18. Acesso em 20 de Março de 2021, disponível em:https://www.researchgate.net/publication/315767049_Tecnologias_de_Informacion_Geografica_un_recurso_para_el_aprendizaje_en_la_vida_cotidiana.

Saavedra, V. H. (2016). Las Apps como refuerzo educativo: De la educación informal a la educación formal. Un estudio etnográfico. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia- UNED. Acesso em 17 de Março de 2021, disponível em: http://e-spacio.uned.es/fez/view/bibliuned:masterComEdred-Vhernandez.

Santos, A. L., & Rosa, O. (2016). O uso de aplicativos como recurso pedagógico para o Ensino de Geografia. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos (pp. 1-7). Maranhão: Universidade Federal de Goiás. Acesso em 18 de Março de 2021, disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1468282246_arquivo_ousodeaplicativoscomorecursopedagogicoparaensinodeGeografia.pdf.

UNESCO. (2014). Tecnologias para a transformação da educação: experiências bem sucedidas e expectativas. Organização das Nações Unidas para a educação, Ciência e Cultura, (1-70). Recuperado em 18 de Março de 2021, de http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/brz_ci_preliminar_doc_tecnologias_transformacao_educacao.pdf. em 18 de Abril de 2021

UNESCO International Bureauof Education. (2016). Intentional ICT: Curriculum, education and development. (1-21). Recuperado em 18 de Abril de 2021, de http://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/resources/wpci-17-ict_curriculum_eng.pdf.

UNESCO: Institute for Information Technologies in Education. (2012). ICT´s for Curriculum Change (13-24). Recuperado em 22 de Abril de 2021, de https://iite.unesco.org/pics/publications/en/files/3214725.pdf

UNICEF Angola. (2015). Acesso à Educação: O UNICEF trabalha pelo direito de acesso alargado e equitativo de todas as crianças a uma Educação de qualidade. Recuperado em 18 de 04 de 2021, de www.unicef.org: http://.www.unicef.org/angola/educação.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Tavares, W. S. . (2021). O reforço tecnológico no ensino da Geografia: Proposta de utilização dos Geoaplicativos no II ciclo do ensino secundário angolano. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 1(2), 44–56. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/66