Desafios curriculares da educação contemporânea em Angola

Autores

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Desafios, Inovação

Resumo

Este artigo reflete sobre os desafios curriculares da educação no que concerne ao ensino, a tecnologia e a inovação assim como os novos papéis que os professores são chamados a desempenhar, obviamente, devido a mudanças constantes que os sistemas educativos têm vindo a enfrentar como consequência das dinâmicas empreendidas pelo desenvolvimento multifacetado de todas esferas sociais, tecnológicas, económicas, etc. O objectivo principal deste estudo é explicitar as razões que justificam que as mudanças na educação não podem ser feitas à margem do currículo que se desenvolve (operacionaliza) nas escolas. O estudo que dá corpo ao presente artigo se fundamenta numa metodologia qualitativa, relacionando análise bibliográfica e documental. Assim, os resultados bem como as discussões levadas a cabo apontam para a necessidade de mudanças múltiplas do modus operandis da concepção e definição da política curricular pois impactam sobremaneira na formação do homem novo. As conclusões retiradas vão no sentido de que tendo em vista o processo educativo como um todo, a educação deve orientar-se para a promoção de capacidades e competências e o repensar novas oportunidades de aprendizagem.

Referências

Barroso, J. (2001). O século da escola: do mito da reforma à reforma de um mito. Porto: Edições Asa. Whitebooks.

Beck, U. (2017). A Metamorfose do Mundo. Lisboa: Edições 70

Canário, R. (2005). O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editora.

Carneiro, R. (2003). Fundamentos da educação e da aprendizagem. Editora Bertrand.

Filho, J.M.C (2022), História do Ensino Superior em Angola. Desafios e perspectivas do docente universitário no século XXI. Linebok Editora, Luanda.

Freitas, A. Z. Sch., Pinto, A. P. & Pimenta, J. S. A construção do currículo e os desafios da escola na sociedade contemporânea. Revista Educação Pública, v. 21, nº 17, 11 de maio de 2021. Acesso em: 5 de Abril de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/17/a-construcao-do-curriculo

Gil, A. C.(2002) Como elaborar projetos de pesquisa: que é pesquisa bibliográfica. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A.

Libânio, J. C. (2020). Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didáctica. Acesso em 5 de Abril de 2025. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe/artigo_03.html .

Machado M. P. N. (2006). O Papel do Professor na Construção do Currículo. Dissertação apresentada ao Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho para a obtenção do grau de Mestre em Educação, na Especialidade de Desenvolvimento Curricular.

Moreira, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo. Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

Oliveira, M. F. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2011. Acesso em 5 de Abril de 2025. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.

Quissungo, N. A; Santos, B. (2024). Educação como processo de libertação da pessoa. Caminhos para a promoção da convivência democrática em Angola. Elavoko Editora. Luanda

Roldão, M. C. (2003). Gerir o Currículo e Avaliar Competências – As questões dos século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Silva, E. A. A (2016). Gestão do Ensino Superior em Angola: Realidades, Tendências e desafios rumo à qualidade. Luanda: Mayamba.

Simões, C. Sambo, M. R. B., Ferreira, A., Fresta, M. (2016), Ensino superior em Angola: desafios e oportunidades ao nível institucional.

Revista FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. v. 3, n. 1, Bi-Anual - 2016, p. 79-102.

Downloads

Publicado

2026-01-18

Como Citar

Divovo, M. (2026). Desafios curriculares da educação contemporânea em Angola. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 5(1), 22–31. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/299

Edição

Secção

Artigos