“Quem não ama, não educa”: percepções sobre o professor como agente de paz no Bié
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação para a paz, Ubuntu e investigaçãoResumo
Angola formalizou a paz em 2002, caracterizando-se actualmente como um contexto pós-conflito, em processo de consolidação da paz social sustentável. É reconhecido que a educação pode contribuir para a estabilidade social, económica e política das sociedades, reforçar a coesão social e apoiar os processos para a consolidação da paz em contextos vulnerabilizados. Esta influência positiva pode acontecer, desde logo, pelo importante papel que a escola e, muito particularmente, os professores desempenham na socialização das crianças e dos jovens e no desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos orientados para o pensamento crítico e para a convivência pacífica. Este artigo tem como objetivo conhecer as percepções de futuros professores sobre o seu papel na reconciliação e na consolidação da paz em Angola e, muito particularmente, no Bié. Adoptando uma metodologia qualitativa, é feita uma análise de conteúdo de dados recolhidos através de grupos de discussão focalizada com estudantes finalistas de duas escolas de formação de professores para o ensino primário. Da análise de três conjuntos temáticos que agrupam o que foi destacado pelos participantes, discute-se a complexidade identitária dos professores como agentes de paz e, simultaneamente, como membros da sociedade pós-conflito e conclui-se sobre a perspectiva reconciliatória das novas gerações de professores, sobre a importância do reconhecimento social do professor, da criação de espaços relacionais seguros para o diálogo sobre o passado nas escolas, da recontextualização curricular e da escola como espaço de resgate do valor da cultura tradicional angolana.
Referências
Angola. Ministério da Educação. (2017). Plano Nacional de Desenvolvimento de Educação - Educar Angola 2030. Luanda: Governo de Angola
Angola. Ministério da Economia e Planeamento. (2018). Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022. Luanda: Governo de Angola.
Angola (2020). Decreto Presidencial nº 100/20, de 14 de abril. Aprova a Estratégia Nacional dos Direitos Humanos. Diário oficial da República de Angola: I Série. Nº 48, I Série, 2513-2540. Luanda: Imprensa Nacional-EP
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70
Bellatalla, L. & Genovesi, G. (2018). Peace, War and Education: Theoretical theses and practical suggestions. Educação, Sociedade e Culturas, 53, 11-25. DOI: https://doi.org/10.34626/esc.vi53.62
Brown, G., Langer, A., Stewart, F. (2011). A Typology of Post-Conflict Environments. Centre for Research on Peace and Development (CRPD). University of Leuven
Camões ICL (2019-2020). Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié. Projecto de Investigação, CIIE/FPCEUP, ENSP
Página web: https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=content/coopera%C3%A7%C3%A3o-para-o-desenvolvimento-de-qualidade
Candau, V.M.F. (2016). "Ideias-força" do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a educação intercultural. Educação em Revista, 32(1), 15-34. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698140011
Carvalho, P. (2002). Angola, quanto tempo falta para amanhã? Reflexões sobre as crises política, económica e social. Lisboa: Editora Celta
Cavalcante, V.C., Marinho, P. (2019). Descolonização curricular em uma escola Quilombola – uma possibilidade de mais justiça curricular e social. Revista e-Curriculum, 17(3), 963-989. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p963-989
Chabal, P. (2002). A History of Postcolonial Lusophone Africa. London: Hurst & Company
Charmaz, K. (2006). Constructing Grounded Theory: A Practical Guide Through Qualitative Analysis. London: SAGE Publications
Comerford, M. (2005). O rosto pacífico de Angola: biografia de um processo de paz (1991-2002). Windohek, Namíbia: John Meinert Printing.
Eze, M. O. (2011). I am because you are - A theory of an african humanism. The UNESCO Courier, 64(4), 10-13.
Ferreira, P. (2012). Entre o Saber e o Fazer: A Educação na Cooperação Portuguesa para o Desenvolvimento. Campanha Global pela Educação (CGE). Lisboa: Fundação Gonçalo da Silveira.
Frère, M-S., Wilen, N. (2015). INFOCORE Definitions: “Post-conflict”. Bruxelles: ULB
Galtung, J. (1976). Peace, war and defence: Essays in peace research. Vol. 2. Copenhagen: Ejlers.
Horner, L., Kadiwal, L., Sayed, Y., Barrett, A., Durrani, N., & Novelli, M. (2015). Literature Review: The Role of Teachers in Peacebuilding. New York: UNICEF
Howen, N. (2001). Peace-Building and Civil Society in Angola: A Role for the International Community. London: Department for International Development and Foreign and Commonwealth Office
INEE, Rede Inter-Institucional para a Educação em Situação de Emergência (2013). INEE Guidance Note on Conflict Sensitive Education. INEE
Kajibanga, V. (2003). Tradição, Educação e Dimensão Cultural de Desenvolvimento. Notas avulsas para uma perspectiva sociológica do caso angolano. Kulonga - Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, 2, 14-28
Lederach, J.P. (1995). Preparing for peace: Conflict transformation across cultures. Syracuse: Syracuse University Press
Lederach, J.P. (1997). Building peace: Sustainable reconciliation in divided societies. Washington DC: United States Institute of Peace Press
Lederach, J.P. (2005). The Moral Imagination - The art and soul of building peace. Oxford: Oxford University Press.
Lopes Cardozo, M.T.A., & Shah, R. (2016). ‘The fruit caught between two stones’: the conflicted position of teachers within Aceh’s independence struggle. Globalisation, Societies and Education, 14(3), 331-344. DOI: https://doi.org/10.1080/14767724.2016.1145572
Lopes, A., Pereira, F., Ferreira, E., Silva, M.A., & Sá, M.J. (2007). Fazer da Formação um Projecto – Formação Inicial e Identidades Profissionais Docentes. Lisboa: Legis Editora
Marinho, P., Delgado, F. (2019). A curriculum in vocational courses: the recognition and (re)construction of counterhegemonic knowledge. The Educational Forum, 83 (3), 251-265. DOI: https://doi.org/10.1080/00131725.2019.1599650
Martins, V. (2015). Ovimbundu Identity Attributions in Post-War Angola. Journal of Southern African Studies, 41 (4), 1-15. DOI: https://doi.org/10.1080/03057070.2015.1052625
Monteiro, C. (2004). Paz e Reconciliação. In G. Meijer (Ed.), Da paz militar à justiça social? O processo de paz angolano (pp 66-67). Londres: Conciliation Resources.
Neves, T. (2012). Angola – Justiça e Paz nas intervenções da Igreja Católica (1989-2002). Alfragide: Texto Editores
Novelli M., & Sayed Y. (2016). Teachers as agents of sustainable peace, social cohesion and development: theory, practice and evidence. Education as change, 20 (3), 15-37. DOI: http://dx.doi.org/10.17159/1947-9417/2016/1486
Novelli, M., Lopes Cardozo, M.T.A, & Smith, A. (2017). The 4RS Framework: Analyzing Education’s Contribution to Sustainable Peacebuilding with Social Justice in ConflictAffected Contexts. Journal on Education in Emergencies, 3(1): 14-43. URI: http://hdl.handle.net/2451/39660
PEIC, Protection Education in Insecurity and Conflict (2013). Learning to Live Together. Education for Conflict Resolution, Responsible Citizenship, Human Rights and Humanitarian Norms. Doha: Education Above All.
Pimenta, J.S. (2018). Educação para a paz: construir o mundo que se espera. Educação, Sociedade e Culturas, 53, 83-96. DOI: https://doi.org/10.34626/esc.vi53.66
Poças, S. (2019). Formação de professores em Angola: conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento. (Tese de Doutoramento). FPCE/ Universidade do Porto. URI: https://hdl.handle.net/10216/123471
Rubagiza, J., Umutoni, J., Kaleeba, Ali. (2016). Teachers as agents of change: promoting peacebuilding and social cohesion in schools in Rwanda. Education as Change, 20 (3), 202-224. DOI: http://dx.doi.org/10.17159/1947-9417/2016/1533
Santos, B.S. (2010). Descolonizar el saber, reinventar el poder. Uruguay, Montevideo: Ediciones Trilce.
Santos, B.S. (2014). Epistemologies of the South: Justice against Epistemicide. Boulder, CO: Paradigm Publishers
Shannon, R. (2003). Peacebuilding and Conflict Resolution Interventions in Post-Conflict Angola: NGDO’s Negotiating Theory and Practice. Trocaire Development Review, 33-55.
Schubert, J. (2015). 2002, Year Zero: History as Anti-Politics in the ‘New Angola’. Journal of Southern African Studies, 41 (4), 1-18. DOI: https://doi.org/10.1080/03057070.2015.1055548
UCAN. (2016). Relatório Social de Angola. Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (CEIC-UCAN).
Volmink, J. (2019). Ubuntu: Filosofia de vida e ética social. In Consórcio “Ubuntu Building Bridges for Peace” (Ed.), Construir Pontes Ubuntu - Para uma liderança servidora (pp.47-68). Lisboa: IPAV
Weldon, G. (2010). Post-conflict teacher development: facing the past in South Africa. Journal of Moral Education. 39 (3), 353-364. DOI: https://doi.org/10.1080/03057240.2010.497615
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Joana Manarte, Angélica Cassova, Júlio Santos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.