Acções metodológicas para a resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem da Álgebra Linear

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Álgebra Linear, resolução de problemas, ações metodológicas

Resumo

Neste artigo se propõe um conjunto de acções metodológicas com o objetivo de contribuir para a resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem da Álgebra Linear na formação inicial de professores de Matemática com o uso do aplicativo Derive, no ISCED-Huambo, onde foi aplicada a metodologia mista (quantitativa-qualitativa) com uma pesquisa exploratória onde a análise documental, questionário e o método estatístico foram fundamentais para a investigação. Com essa investigação se espera a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Álgebra Linear nos estudantes do primeiro ano ISCED-Huambo do curso de Matemática. Os estudantes encontravam diversas dificuldades no conteúdo relacionado com a resolução de problemas em Álgebra Linear, no uso das TIC como meios para auxiliar na resposta a situações problemáticas que se lhes impõe, o que motivou o investigador a desenvolver o estudo deste tema com vista a contribuir no alcance da qualidade de ensino da Álgebra Linear que se aspira o que resultou na elaboração de um conjunto de acções metodológicas para resolução de problemas, nas aulas de Álgebra Linear no ISCED-Huambo.

Referências

Añorga, J. (2008). La Parametrización en la investigación educativa. Material Impreso. La Habana, Cuba: Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona.

Ballester, S. etal. (1992). Metodología de la enseñanza de la matemática Tomo I. 2ª Edição.La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Ballester, S. P. (1992). Metodología de la enseñanza de la matemática Tomo II. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Campistrous, L. Y. (2000). Indicadores e investigación educativa. Soporte digital. La Habana, Cuba: Instituto Central de Ciencias Pedagógicas.

Dante, L. (2003). Didáctica de resolução de um problema em Matemática. 1ªe 5ª sérieis. Para estudantes do curso Magistério e profesores do 1ºgrau (12º ed ed.). São Paulo, Brasil: Ática.

Ferreira, A. B. (2001). Miniaurélio Século XXI: O minidicionário de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Guzmán, M. (2012). Tendências Inovadoras no Ensino da Matemática. Obtido em 4 de Maio de 2019, de www.oei.org.com/oeivirt/edmat.htm

Hernández,S. R., Fernández, C., & Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación. 5ª ed. Mcgraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Libâneo, J. C. (2015). O processo de ensino-aprendizagem actual.Lisboa: McGraw

Hill.

Lima, S. (2005). La mediación pedagógica con uso de las tecnologías de la información y las comunicaciones (TIC).La Habana, Cuba: Editorial Educación Cubana.

Manuel, I. B. (2016). Modelo didáctico para la introducción de las aplicaciones intra y extra matemáticas del álgebra lineal.(Dissertação de mestrado) Santa Clara-Cuba: Universidad Central-Marta Abreu de Las Villas.

Mendes, M. D., & Manuel, T. (2016). Investigação em Educação: Opções metodológicas para pesquisa científica (1ª ed.). Benguela: Kat editora.

Mendonça, M. (1993). Problematização: Um caminho a ser percorrido em Educação Matemática. (Tese de Doutoramento).Campinas:UNICAMP.

Miranda, A. S. (2015). Resolução de problemas como metodologia de ensino: Uma análise das repercussões de uma formação continuada. Porto Alegre. PUCRS.

Polya, G. (1978). A Arte de Resolver Problema. Rio de Janeiro: Interciência.

Pozo, J. I. (1998). Solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Trad. NEVES, B. A.

Quitembo, A. D. (2010). A formação de Professores de Matemática no Instituto Superior de Ciência de Educação de Benguela-Angola. Um estudo sobre o seu Desenvolvimento. Benguela, Angola: Univesidade de Lisboa.

Rey, A. A., Musholovela,J.S.A.,& Fernández,A.G.( 2019). La virtualización en el proceso de Enseñanza- Aprendizaje de las Ciencias Exactas. Obtido em Maio de 2019.

Sacristán, J. G. (2000). Comprender y transformar la enseñanza ( 4ª ed ). Madrid: Morata,Disponível em:http:www.gestaoescolar.diadia.pr.gov.br

Sousa, J.B. (2016). Caracterização Teorica de alguns aportes sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Huambo:Novas Edições Académicas

Vilelas, J. (2009). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Silabo.

Wapinda,M. C. (2017). Estratégia didática para a aprendizagem da Geometria Analítica na formação inicial de professores de Matemática no Huambo, República de Angola.(Tese de Doutoramento). Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona”

Zerpa,N. J. (2012). Estrategia Pedagógica de capacitación para el perfeccionamiento del modo de Actuación profesional de los docentes de la aldea símon jiménez de la Universidad Bolivariana de Venezuela. Universidad Bolivariana de Venezuela.

Downloads

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Fernando, J. S. . (2023). Acções metodológicas para a resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem da Álgebra Linear. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 2(2), 38–58. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/143

Edição

Secção

Artigos