O desenvolvimento do pensamento computacional a partir do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Discreta: uma revisão sistemática da literatura.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Algoritmização, Pensamento Lógico, Matemática DiscretaResumo
A Matemática Discreta tornou-se a base de boa parte do conhecimento humano hoje, fundamental para a ciência da computação, uma das ciências cuja fundamentação matemática é muito forte, aliando nela o pensamento algorítmico e o pensamento matemático, numa simbiose que hoje é reconhecida na literatura como pensamento computacional. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é descrever as tendências atuais no desenvolvimento do pensamento computacional a partir da Matemática Discreta na Universidade de Ciências da Informática. Depois de fazer observações frequentes ao Programa de Ensino-Aprendizagem, uma análise documental do trabalho Metodológico-Ensino em termos de programas analíticos, preparação de disciplinas e relatórios de controle às aulas do estudo durante o ano letivo 2019-2020, e através de um levantamento de dos professores de Matemática Discreta, bem como a sistematização da experiência profissional dos autores e demais professores que lecionam a disciplina de Matemática Discreta, foi possível identificar insuficiências no desenvolvimento do pensamento computacional a partir da disciplina de Matemática Discreta. No trabalho são analisados e contextualizados os referenciais teóricos que sustentam o pensamento computacional a partir da abordagem sistêmico-estrutural-funcional, com base nisso podem ser verificadas importantes pesquisas relacionadas ao pensamento computacional e sua aplicação em diferentes subsistemas educacionais
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