O desenvolvimento do pensamento computacional a partir do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Discreta: uma revisão sistemática da literatura.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Algoritmização, Pensamento Lógico, Matemática DiscretaResumo
A Matemática Discreta tornou-se a base de boa parte do conhecimento humano hoje, fundamental para a ciência da computação, uma das ciências cuja fundamentação matemática é muito forte, aliando nela o pensamento algorítmico e o pensamento matemático, numa simbiose que hoje é reconhecida na literatura como pensamento computacional. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é descrever as tendências atuais no desenvolvimento do pensamento computacional a partir da Matemática Discreta na Universidade de Ciências da Informática. Depois de fazer observações frequentes ao Programa de Ensino-Aprendizagem, uma análise documental do trabalho Metodológico-Ensino em termos de programas analíticos, preparação de disciplinas e relatórios de controle às aulas do estudo durante o ano letivo 2019-2020, e através de um levantamento de dos professores de Matemática Discreta, bem como a sistematização da experiência profissional dos autores e demais professores que lecionam a disciplina de Matemática Discreta, foi possível identificar insuficiências no desenvolvimento do pensamento computacional a partir da disciplina de Matemática Discreta. No trabalho são analisados e contextualizados os referenciais teóricos que sustentam o pensamento computacional a partir da abordagem sistêmico-estrutural-funcional, com base nisso podem ser verificadas importantes pesquisas relacionadas ao pensamento computacional e sua aplicação em diferentes subsistemas educacionais
Referências
Adler, R. F., & Kim, H. (2017). Enhancing future K-8 teachers’ computational thinking skills through modeling and simulations. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-017-9675-1. Acesso em Agosto, 2022.
Castellanos, Y., & Badía, V. (2015). Gestión del conocimiento en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática Discreta. Universidad de La Habana.
Chatterjee, K., & Scheiner, J. (2015). Understanding chang ing travel behaviour over the life course: Contributions from biograp hical re- search. In: 14th International Conference on Travel Behaviour Re- search. Disponível em: http://eprints.uwe.ac.uk/28177/11/Chatterjee and Scheiner IATBR resource paper version 161015.pdf. Acesso em Junho, 2022.
Durak, H. Y., & Saritepeci, M. (2017). Analysis of the relation between computational thinking skills and various variables with the structural equation model. Computers & Education. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.09.004. Acesso em Junho, 2022.
González Hernández, W. (2004). Metodología para contribuir al desarrollo de la creatividad en estudiantes de la educación superior a través de la enseñanza de la programación. Universidad Pedagógica “Enrique José Varona”. , Academia de Ciencias de Cuba.
Kalelioğlu, F., Gülbahar, Y., & Kukul, V. (2016). A Framework for Computational Thinking Based on a Systematic Research Review. Baltic J. Modern Computing, 4(3), 583–596.
Koch, T., & Denike, K. (2009). Crediting his critics’ concerns: Remaking John Snow's map of Broad Street cholera, 1854. Social Science and Medicine, 69(8), 1246–1251. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2009.07.046. Acesso: Julho, 2022.
Llorens Largo, F., García Peñalvo, F. J., Molero Prieto, X., & VendrellL Vidal, E. (2017). La enseñanza de la informática, la programación y el pensamiento computacional en los estudios preuniversitarios. Education in the Knowledge Society (EKS), 18(2), 7. Disponível em: https://doi.org/10.14201/eks2017182717
Maris, S. (2019). Pensamiento computacional: por qué incluirlo en el proceso de aprendizaje. Net-Learning. Disponível em: https://www.net-learning.com.ar/blog/herramientas/pensamiento-computacional-por-que-incluirlo-en-el-proceso-de-aprendizaje.html
Pareja Lora, (2020) Antonio Educación del pensamiento computacional para alumnos de un posgrado semipresencial en Humanidades: experiencias con clase invertida, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia, España ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5804-4119 Ene. –Abr. 2020, Vol. 8, N° 1, e439, Disponível em: http://revistas.usil.edu.pe/index.php/pyr/article/view/439. Acesso em Junho,2022.
Pei, C. (Yu), Weintrop, D., & Wilensky, U. (2018). Cultivating Computational Thinking Practices and Mathematical Habits of Mind in Lattice Land. Mathematical Thinking and Learning, 20(1), 75–89. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10986065.2018.1403543. Acesso em Julho, 2022.
Rodríguez, S. (2018). ¿Qué es el pensamiento computacional? Disponível em : Blog Edikeus.com. https://edikeus.com/que-es-el-pensamiento-computacional/ Acesso em Fevereiro, 2022.
Rojas-lópez, A. (2020). Evaluación de habilidades del pensamiento computacional para predecir el aprendizaje y retención de estudiantes en la asignatura de programación de computadoras en educación superior. Revista de Educación a Distancia. Núm. 63, Vol. 20. Artíc. 4, 30-04-2020, 20.
Román-González, M., Pérez-González, J. C., & Jiménez-Fernández, C. (2015). Test de Pensamiento computacional: diseño y psicometría general. La Sociedad Del Aprendizaje. III Congreso Internacional Sobre Aprendizaje, Innovación Y Competitividad (CINAIC 2015), October, 1–6. Disponível em https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3056.5521. Acesso em Maio, 2022.
Rosen, K. H. (2004). Matemática Discreta y sus Aplicaciones. Edición 5, Editor McGraw-Hill, 2004 ISBN 8448140737, 9788448140731.
Vélez Langs, Oswaldo, (2018) “El Porqué del Pensamiento computacional en las Carreras de Ingeniería” Vol. 6 Núm. 1 (2018): Revista Ingeniería e Innovación volumen 6(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Leandro Daniel Pérez Tamayo, Ivonne Burguet Lago, Walfredo González Hernández, Dunia Reyes Abreu

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.