Adaptação dos Estudantes no Ensino Superior (QAES): Validação de Instrumento de Avaliação em Angola
Palavras-chave:
Ensino Superior, Adaptação, Validação de escalas, Estudantes do 1º ano, Estudantes universitários angolanosResumo
Os estudantes ingressantes no Ensino Superior (ES) devem possuir uma forte motivação pelo curso e resiliência suficiente para terem sucesso e evitarem o abandono precoce. Nesse sentido, interessa estudar o processo de transição e adaptação ao ES. Para isso é necessário dispor de instrumentos de avaliação com níveis adequados de precisão e validade. Assim sendo, o objectivo deste estudo consistiu em validar o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES), para a realidade angolana. O QAES é composto por 40 itens, repartidos por cinco dimensões. A amostra usada foi constituída por 257 estudantes ingressantes no ES, em 2020. Realizou-se uma análise factorial exploratória, recorrendo-se ao método dos componentes principais, para determinar o agrupamento de itens por factores. Deste modo, excluíram-se oito itens e a versão final do QAES é constituída por 32 itens, mantendo as cinco dimensões de adaptação dos estudantes no ES: Projecto de Carreira, Adaptação Institucional, Adaptação ao Estudo, Adaptação Pessoal-Emocional, e Adaptação Social. A consistência interna dos itens para cada uma destas cinco dimensões atingiu valores adequados. Se conclui pela utilização do questionário na investigação sobre transição e adaptação académica dos estudantes ingressantes no ES em Angola.
Referências
Almeida, L. S. (2007). Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educação, 15(2), 11–21.
Almeida, L. S. (2015). Acesso ao ensino superior : Pensar a transição e a adaptação vivenciadas pelos estudantes. Revista Científica da Educação, 1(1), 13-32.
Almeida, L. S., Soares, A. P. C., & Ferreira, A. G. (2002). Questionário de Vivências Académicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, 1(2), 81-93.
Almeida, L. S., Gonçalves, A., Salgueira, A., Soares, A., Machado, C., Fernandes, E., Machado, J., & Vasconcelos, R. (2003). Expectativas de envolvimento académico à entrada na universidade: Estudo com alunos da Universidade do Minho. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 8(1), 3-15. https://hdl.handle.net/1822/12108
Araújo, A. M., Santos, A. A., Ferreira, J. A., Noronha, A. P., Zanon, C., & Almeida, L. S. (2013). Questionário de Adaptação ao Ensino Superior – QAES. Braga. Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2019). Sucesso académico no ensino superior: aprendizagem e desenvolvimento psicossocial. Em Almeida, L. S. (Ed). Estudantes do ensino superior: desafios e oportunidades (pp. 233-256). Braga: ADIPSIEDUC.
Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2015). Adaptação ao ensino superior: o papel moderador das expectativas acadêmicas. Educare, Revista Científica de Educação, 1(1), 13-32. http://dx.doi.org/10.19141/2447-5432/
Casanova, J. R. (2018). Abandono no ensino superior: Modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção. Educação: Teoria e Prática, 28(57), 5-22. https://doi.10.18675/1981-8106
Casanova, J. R., & Almeida, L. S. (2016). Diversidade de públicos no ensino superior: antecipando riscos de qualidade da adaptação e de sucesso académico em estudantes do 1º ano. Psicologia, Educação e Cultura, 20(1), 27-45. RepositoriUM: Repositório Institucional da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/71678
Casanova, J. R., Bernardo, A. B., & Almeida, L. S. (2021). Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 8(2), 211-228. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705
Castro, A. C. R. (2021). Transição e adaptação ao ensino superior: Um olhar sobre a comunidade estudantil da Universidade Federal do Pará - Campus Bragança. (Tese de Doutoramento). Universidade do Minho “Braga Portugal”.
Costa, O., & Gouveia, L. (2018). Modelos de retenção de estudantes: abordagens e perspectivas. Revista Electrônica de Administração, 24(3), 155-182. http://doi.org/10.1590/1413-2311.226.85489
Costa, E. S. & Leal, I. (2008). Um olhar sobre a saúde psicológica dos estudantes do ensino superior-avaliar para intervir. Actas do 7º Congresso Nacional de Psicologia e Saúde. Universidade do Porto.
Cunha, S. M., & Carrilho, D. M. (2005). O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, 9(2), 215-224. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200004
Esteban, M., Bernardo, G. A. B., Tuero, E., Cervero, A., & Casanova, J. R. (2017). Variables influyentes en progreso académico y permanencia en la universidad. European Journal of Education and Psychology, 8(1), 37-52. https://doi.10.1016/j.ejeps.2017.07.003
Faria, A. A. G., & Almeida, L. S. (2021). Adaptação acadêmica de estudantes do 1º Ano: Promovendo o sucesso e a permanência na Universidade. Revista Internacional de Educação Superior, 7, 1-17. https://doi.10.20396/riesup.v7i0.8659797
Farias, R. V., Almeida, L. S., & Gouveia, V. V. (2021). Variáveis pessoais e contextuais diferenciadoras das expectativas acadêmicas de estudantes ingressantes no ensino superior. Revista Amazônica, 13(1), 173-194.
Farias, R. V., Gouveia, V. V., & Almeida, L. S. (2022). Adaptação e sucesso acadêmico em estudantes brasileiros do primeiro ano da educação superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(1), 58-75. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.1.8830
Granado, J. I. F., Santos, A. A. A., Almeida, L. S., Soares, A. P., & Guisande, M. A. (2005). Integração acadêmica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, 4(2), 31-41.
Hu, S., & Kuh, G. D. (2002). Being (dis)engaged in educationally purposeful activities: The influences of student and institutional characteristics. Research in Higher Education, 43, 555-575. https://doi.org/10.1023/A:1020114231387
Igue, E. A., Bariani, I. C. D., & Milanesi, P. V. B. (2008). Vivência académica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF, 2(13), 155-164.
Matta, C. M., Lebrão, S. M., & Heleno, M. G. (2017). Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: Revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 583-591. https://doi.10.1590/2175-353920170213111118
Mendes, C., Monteiro, S., & Almeida, L. S. (2021). Empregabilidade percebida e desigualdade social: Reflexões sobre a construção da autoeficácia entre estudantes das classes populares no ensino superior. Revista Amazônica, 13(1), 212-227.
Monteiro, S. O. M., Tavares, J. P. C., & Pereira, A. M. S. (2008). Optimismo disposicional, sintomatologia psicológica, bem-estar e rendimento académico em estudantes do primeiro ano do ensino superior. Estudos em Psicologia, 13(1), 23-29.
Nhachengo, M. V. (2020). Adaptação Académica de estudantes do 1º ano do Ensino Superior e sua relação com o Rendimento Académico no final do ano: Caso Universidade Pedagógica, Maputo.(Tese de Doutoramento). Universidade Pedagógica de Maputo.
Nhachengo, M. V., & Almeida, L. S. (2020). Transição e adaptação académica dos estudantes do Ensino Superior em Moçambique: Estudo de um instrumento de avaliação. Revista E-Psi, 9(1), 107-117.
Neto, L. L. P., Faria, A. A. & Almeida, L. S. (2021). Questionário de dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior (QDAA-ES): Validação. Revista AMAzônica, 8(1), 33-55.
Niemba, A., & Almeida, L. S. (2022). Questionário de Motivos de Abandono: Validação junto de estudantes do 1º ano do ensino superior em Angola. Revista E-Psi, 11(1), 242-257.
Noyens, D., Donche, V., Coertjens, L., Daal, T. V., & Petegem, P. V. (2018). The directional links between students’ academic motivation and social integration during the first year of higher education. European Journal of Psychology of Education, 34(1), 67–86. https://doi.org/10.1007/s10212-017-0365- 6.
Osti, A., & Almeida, L. S. (2019). Satisfação académica no ensino superior. Em Almeida, L. S. (Ed). Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades (pp. 99–114). Braga: ADIPSIEDUC.
Pascarella, E., & Terenzini, P. (2005). How college affects students: A third decade of research. Jossey-Bass.
Paulo, T. G., & Almeida, L. S. (2019). A influência das expectativas académicas para o (in)sucesso dos estudantes: adaptação e validação do questionário das expectativas académicas para a realidade angolana. Revista mais Educação, 2(7), 118-131.
Pinheiro, M. R. (2004). O desenvolvimento da transição para o ensino superior: O princípio depois de um fim. Aprender, Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, 29, 9- 20.
Porto, A. M. S., & Soares, A. B. (2017). Diferenças entre expectativas e adaptação académica de universitários de diversas áreas do conhecimento. Análise Psicológica, 35(1), 13-24.
Santos, L., & Almeida, L. S. (2001). Vivências académicas e rendimento escolar: Estudo com alunos universitários do 1.º ano. Análise Psicológica, 2(19), 205-217.
Schleich, A. L. R., Polydoro, S. A. J. & Santos, A. A. A. (2006). Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, 5(1), 11-20.
Soares, A. P., Almeida, L. S., & Ferreira, L. A. (2006). Questionário de Vivencias Académicas: versão integral (QVA) e versão reduzida (QVA-r). Em Gonçalves, M. M, Simões, M. R, Almeida, L. S, & Machado, C. (Eds). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (pp. 101-120). Quarteto Editora.
Tavares, D. M. (2012). Adaptação ao ensino superior e otimismo em estudantes do 1º ano. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Porto.
Taveira, M. C. (2000). Sucesso no ensino superior: Uma questão de adaptação e de desenvolvimento vocacional. Em Tavares, J. & Santiago, R. (Eds). Ensino Superior: (In) sucesso académico (pp.51-71). Porto: Porto Editora.
Valadas, S. T., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2014). Abordagens ao estudo e sucesso académico no Ensino Superior. Revista E-Psi, 4(1), 47-67. Obtido de http://hdl.handle.net/1822/30120
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Armando Niemba, Leandro Almeida
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.