O papel do professor na formação do futuro professor e seus desafios: Um compromisso com a profissão
Palavras-chave:
Educação, formação do futuro professor, relação professor - aluno, compromisso com a profissão docente, desafiosResumo
É intuito deste trabalho, analisar o papel do professor na formação do aluno/futuro professor e equacionar os seus desafios numa escola de formação de professores na província do Cuando Cubango/Angola. No que tange à formação de professores, trata-se de uma formação específica que, desde o ponto de vista profissional, requer conhecimentos especializados havendo uma combinação da formação académica da formação pedagógica. Daí que a formação inicial de professores deva ser reorientada e repensada para que, no futuro, os professores sejam mais habilitados. Para este trabalho, que se traduz num estudo exploratório e descritivo, optou-se por realizar uma abordagem qualitativa. Os dados apresentados foram colectados a partir dos relatos dos professores e alunos/futuros professores que se constituíram como elementos chave do presente estudo, realizado por meio de entrevistas semi - estruturada e também a partir de observações efectuadas durante as aulas de matemática e língua portuguesa nas turmas selecionadas. Com efeito, os professores e alunos/futuros professores consideram que o papel do professor passa por um comprometimento desses profissionais
Referências
Assemblea Nacional de Angola (2020). Lei de Base do Sistema de Ensino nº32/20 de 12 de Agosto. Luanda: Imprensa Nacional.
Azevedo, J. (2003). Processo de melhoria gradual das escolas e papel das assessorias. Portugal: Universidade de Aveiro.
Barroso, J. (s.d.). Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Portugal: Instituto de Inovação Educacional.
Bogdan, R.; Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Burke, T. J. (2003) O professor Revolucionário: da pré-escola à Universidade. Brasil: Editora vozes.
Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Cienciais e Humanas. Teoria e Prática. Coimbra: Edições Almedina, S.A.
Chimuco, S. (2014). A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades (Institutos Médios Normais de Educação de Benguela). Portugal: Universidade do Minho.
Chipindo, P. Ch. M. (2020). A preparação dos professores para o trabalho metodológico de orientação profissional dos alunos do Instituto Técnico Agrário do Huambo. RAC: Revista Angolana de Ciências, 2 (1), 06-31.
Estrela, A. (1994). Teoria e prática de observação de classes: Uma Estratégia de formação de professores. Portugal: Porto Editora.
Formosinho, J. (2009). Formação de professores aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora.
Formosinho, J., Machado, J., e Mesquita, E. (2015) Formação, trabalho e Aprendizagem. Lisboa: Edições Sílabo, Lda,
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Ferreira, M. ( 2017). Educação e Transição em Angola. Roma: Chiado Editora.
Gomes, A. C. (1998). Conflito e Cooperação na Sala de Aula: Uma Análise Sociológica da Interacção na Sala de Aula. Portugal: Universidade do Minho.
Moviment, P. (2008). Escola de Professore do futura Angola: Zimbabwe: Edeted & Setup by.
Lima, L. ; Sá, V. (2017). O Governo das escolas. Portugal: Edições Húnus.
Sachitota, A. S. (2020). Centralização versus Descentralização do Sistema Educativo em Angola: Um estudo exploratório. Braga: Universidade de Minho.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Armando Sangueve Sachitota
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.