O professor como promotor do gosto pela matemática no Ensino Primário
Palavras-chave:
Processo de Ensino-Aprendizagem, Ensino da Matemática, competências didácticasResumo
A Matemática desde muito cedo esteve ligada ao desenvolvimento do ser humano e das sociedades de modo geral. Assim sendo, é imprescindível num mundo em ascensão e mudanças constantes analisar a importância desta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos principalmente nas Ensino Primário. Mas esta só terá um impacto significativo no dito processo caso se tenha professores comprometidos. Buscando traçar um breve panorama acerca da promoção da matemática pelo actuar do professor, por meio de uma revisão bibliográfica, este artigo tem como objectivo reflectir sobre a importância do professor como promotor do gosto pela matemáticas no Ensino Primário em Angola, compreendendo a necessidade de se ter recursos humanos qualificados para o Ensino Primário e de modo particular a disciplina de matemática que é vista por muitos como uma disciplina muito complexa
Referências
Afonso, A. E. (2018). A visão tubular do desenvolvimento do currículo: uma alegoria e uma prática. Revista de Estudos Curriculares, v. 9, n. 2, pp. 71-81
Becker, F. (2019). Construção do conhecimento matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema, v. 33, n. 65, pp. 963-987. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a01
Braga, J. O., Silva, E. B., Farias, I. O & Santos, A. O. (2020). O professor de matemática como mediador da relação entre alunos do saber matemático. Em S. A. S. Monteiro(orgs.), As metas preconizadas para a educação e a pesquisa integrada às práticas atuais 3 [recurso eletrônico] (pp. 79-86). Atena Editora. http://doi. 10.22533/at.ed.9112013049
Carvalho, C. R. (2020). Reflexão sobre uma prática pedagógica em matemática: um relato de experiência. Horizontes – Revista de Educação, v. 8, n. 15, pp. 353-362
Costa, J. C.; Nunes, N. N. & Arcanjo, P. C. V. (2019). A relação professor/aluno e sua influência no processo de ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ed. 12, v. 02, pp. 151-166. http://doi. 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aprendizagem-de-matematica
Costa, K. B. (2020). Relação aluno, professor e a matemática. IV Congresso Nacional de Educação
Curi, E. (2020). A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. REnCiMa, v. 11, n.7, pp. 1-18
Jacinto, H. (2021). Gostar de matemática, é caso raro? Educação Matemática. 3⁰ Trimestre, n. 161. Associação dos Professores de Matemática
Julião, A. L. (2020). Formação de professores, Ensino Primário e Qualidade educativa em Angola: vázios e pontes na relação. Revista Internacioanl de Formação de Professores, n. 5, pp. 1-20
Lima, M. S. & Cruz, K. R. (2022). O ensino da matemática e o processo motivacional dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental numa escola Estadual de Manaus, Amazonas, Brasil. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, pp. 3-14, https://rebena.emnuvens.com.br/revista/index.
Lima, K. P., Poersch, K. G. & Emmel R. (2020). Dificuldades de ensino e de aprendizagem em Matemática no oitavo ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 6, n. 1, pp. 1-15. https://doi.org/10.35819/remat2020v6.
Machado, R. L. P. (2020). Ressignificando o ensino e a aprendizagem da Matemática: a sala de aula como parte do cotidiano. [Dissertação de mestrado] Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Machado, T. O. (2020). O papel do professor de matemática nas afectividades do cotidiano escolar/universitário. [Monografia] Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí
Negrão, F. d. (2020). Competências e habilidades do educador matemático: reflexões e apontamentos a partir do estágio supervisionado. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, pp. 773-795.
Oliveira, A. N., Cruz, B. D. S., Pedreira, A. C. C. & Lima, I. P. (2021). O desafio de ensinar matemática: um olhar para a formação do professor pedagogo. REVASF, v. 11, n. 24, pp. 607-628
Santana, E., Ponte, J. P. & Serrazina, M. L. (2020). Conhecimento didático do professor de matemática à luz de um processo formativo.
Bolema, v. 34, n. 66, pp. 89-109. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05
Santos, A. G. & Jimênez, L. O. (2023). Identificação docente versus ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Saberes Docentes em Acção, v. 7, n. 1, pp. 1-23
Sousa, H. J. (2021). Desenvolvimento profissional dos professores: (do) Aprender (ao) ensinar estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental [Dissertação de Mestrado] Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Alvimiro Osvaldo Augusto Kalala
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.