Variáveis pessoais, comportamentos de estudo e rendimento académico em estudantes angolanos do Ensino Superior
Palavras-chave:
Rendimento académico, garra, autorreforço, satisfação com a vidaResumo
O insucesso escolar continua a ser uma das grandes preocupações ao nível das políticas educativas em todo o mundo, onde Angola não é uma exceção, fazendo sentido pesquisar as variáveis que impactam no rendimento académico. Como objetivo neste artigo, pretende-se analisar como é que as variáveis psicológicas ou pessoais dos estudantes, angolanos do Ensino Superior, de cariz motivacional e bem-estar, se relacionam com alguns comportamentos de estudo e o próprio rendimento académico. Para o efeito, foram utilizadas a Escala de Avaliação da Garra, a Escala de Satisfação com a Vida, a Escala de Estratégias Motivacionais (EEMA), e a perceção de rendimento pelos estudantes. Após análise das propriedades psicométricas das escalas, analisaram-se as correlações entre as variáveis pessoais e o rendimento académico. Concluímos que as correlações entre as três medidas psicológicas e os três indicadores de aprendizagem e de rendimento considerados neste estudo apresentam-se positivas e estatisticamente significativas. As escalas de garra e de autorreforço tendem a apresentar correlações mais elevadas que a escala de satisfação com a vida, o que nos parece decorrer da maior ou menor proximidade dos construtos avaliados nessas três escalas e a aprendizagem e o rendimento académico dos estudantes
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