Choque Normativo no Português de Angola: um estudo baseado na análise de corpus com enfoque na regência verbal, no Liceu nº 292- 4ª Divisão do Cuito
Palavras-chave:
Choque normativo, dificuldades de ensino, Regência VerbalResumo
O presente artigo socializa parte dos resultados da nossa dissertação de Mestrado, cujo objectivo assenta não só na compreensão das dificuldades de ensino em contexto de choque normativo, como também na caracterização do português na cidade do Cuito, no Liceu nº 292-4ª Divisão. Procurou-se explorar o problema no campo da regência verbal, através de uma abordagem sociolinguística virada para a variação e mudança linguística. A pesquisa conduziu-se no desenho metodológico quase-experimental, por causa da sua amostragem não-aleatória. Constituíram-se três grupos de estudo, nomeadamente: i) o grupo experimental composto por alunos da 10.ª classe; ii) o grupo de controlo, pelos alunos da 12.ª classe; iii) o grupo de verificação de equilíbrio entre os dois anteriores, composto por professores. Em termos de instrumentos, aplicou-se o teste assente em juízo de gramaticalidade, que permitiu aferir a competência linguística dos informantes. As frases-modelo que constituíram o teste foram retiradas do Jornal de Angola, a secção Entrevistas. Relativamente ao tratamento de dados, foram aplicados os métodos de análise de conteúdo, na dimensão quanti-qualitativa. Os resultados finais revelam haver a emergência de novas regras em matérias de regência verbal em relação ao português europeu, fundamentado numa tendência de maior apagamento de preposições, embora se depreendesse igualmente uma baixa consciência semântica das preposições entre os informantes. Confirma-se a tese anunciada segundo a qual existe choque de normas, considerando que o português que se defende ensinar demarca-se daquele que se realiza, o que deve implicar naturalmente numa mudança de paradigma no ensino do português.
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