Aprendizagem construtiva na perspectiva de Jean Piaget e Lev Vygotsky: um estudo no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela
Palavras-chave:
Aprendizagem, Formação, ConstrutivismoResumo
Na área da psicologia, o construtivismo é uma teoria científica segundo a qual, o conhecimento resulta da interacção de uma inteligência sensorial e motora com o ambiente. Segundo esta teoria, o estudante só será capaz de responder adequadamente a diversos problemas do mundo que o circunda, se, tendo a estrutura pensante formada e consciente, souber manipular e pensar sobre a resposta a dar àquelas variadas situações. O presente estudo foi realizado com o objectivo de despertar nos estudantes do 5º ano do Curso de Psicologia, opção: Desenvolvimento e Educação do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, a importância da aprendizagem construtiva. Em relação a metodologia de investigação, o estudo reveste-se de caráter descritivo-exploratório. Foi feito um questionário com 12 perguntas, dirigido aos estudantes em foco na pesquisa, todos com formato de respostas fechadas. Participaram do estudo 10 estudantes que frequentam o 5º ano do Curso de Psicologia, opção: Desenvolvimento e Educação com idades que variam dos 20 a 50 anos, sendo 4 do género masculino e 6 do género feminino. Os resultados apontaram para existência de formação versada na perspectiva construtiva.
Referências
Argento, H. (2008). Aprendizagem Construtivista. Acessado em Disponível em: http://www.robertexto.com/archivo5/teoria construtivista.htm/
Castorina, P. E Donnache, A.(1988). Sombreamento em espalhamento inelástico profundo do ponto de vista de Porton. Revista ELSEVIER, volume 25, nº 3, 589-592
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo. Atlas.
Lebrun (2002). Estudo feito do local em área urbana: resultados experimentais em Grenoble,França. Disponível em https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-0348-8177-7_16
Marconi, M. A. (2008). Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 6ª edição. São Paulo. Atlas.
Perraudeau M. (1996). Piaget Hoje. Lisboa: Instituto Piaget
Roger, C. (1997). Tornar-se Pessoa. Livraria Matins Fontes. Editora Ltda
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Adriano Hossi
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.