Os desafios da implementação da política nacional da educação especial orientada à inclusão escolar: um olhar ao papel da superação continuada de professores em educação inclusiva na província do Bié

Autores

Palavras-chave:

Política Nacional, Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo tem como objectivo principal abordar a importância da superação de professores em conteúdos de Educação Inclusiva na concretização da Política Nacional de Educação Especial Orientada à Inclusão Escolar nas escolas, comunidades educativas e outros sectores da sociedade. O mesmo ressalta, a caracterização da  Educação Inclusiva da província do Bié, bem como a estratégia formativa implementada no decurso do período 2020/2021 para capacitar, completar as teorias, metodologias e práticas para atenção educativa inclusiva, uma vez que  a atenção educativa inclusiva de alunos com deficiência que apresentam necessidades educativas especiais nas escolas em processo de inclusão  exige um trabalho científico encaminhado a revelar as particularidades da atenção educativa, o que se faz necessário conhecer as metodologias, políticas e prácticas de actuação para melhor direcionar a exequibilidade da  Política Nacional de Educação Especial Orientada a Inclusão Escolar. Os fundamentos teóricos basearam-se em autores como, Soder, (1997); Sassaki, (1998);  Hagreaves (2002) e Canjeque  (2018). O modelo de investigação utilizado é o qualitativo, porquanto, primou pela descrição da complexidade da concretização da Política Nacional de Educação Especial Orientada à Inclusão Escolar no contexto em estudo. O tipo de investigação é descritivo por procurar relatar a situação actual e desejada do processo de Educação Inclusiva. No decurso da mesma utilizaram-se métodos de nível teórico como análise-síntese, histórico-lógico, indução-dedução e de níveis empíricos como: o inquérito por entrevista e por questionário, permitindo a compreensão da realidade objectiva bem como as projecções futuristas da realidade

Referências

Canjeque, E. (2018). A problemática da incluso da criança com necessidades educativas especiais em Angola. O caso de Moçâmedes – Uma reflexão psicossocial. (Dissertação de Mestrado)

Facion, J. R. (2008). Inclusão Escolar e suas Implicações. Curitiba. Editora: IBPEX

GIL, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas

Hargreaves, A. (2002). Aprendendo a mudar: O ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: Artmed

INEE. (2017). Política de Educação Especial Orientada para Inclusão Escolar. Luanda

ONU. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: WWW. Unicef. Org/brazil/dir-huma.htm. Acesso em 22 de Septembro 2020.

Sassaki, R. (1998). Quantas Pessoas têm Deficiência? Brasília

Soder, M. (1997). Devolver o deficiente à comunidade de onde foi excluído. Correio da Unesco, 9, nº 8, 20- 23

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Dachala, H. J. ., Gando, E. V. ., & Matenda Ramos, M. E. . (2022). Os desafios da implementação da política nacional da educação especial orientada à inclusão escolar: um olhar ao papel da superação continuada de professores em educação inclusiva na província do Bié. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 2(1), 41–53. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/110

Edição

Secção

Artigos