Os desafios da implementação da política nacional da educação especial orientada à inclusão escolar: um olhar ao papel da superação continuada de professores em educação inclusiva na província do Bié
Palavras-chave:
Política Nacional, Educação Especial, Educação InclusivaResumo
O presente artigo tem como objectivo principal abordar a importância da superação de professores em conteúdos de Educação Inclusiva na concretização da Política Nacional de Educação Especial Orientada à Inclusão Escolar nas escolas, comunidades educativas e outros sectores da sociedade. O mesmo ressalta, a caracterização da Educação Inclusiva da província do Bié, bem como a estratégia formativa implementada no decurso do período 2020/2021 para capacitar, completar as teorias, metodologias e práticas para atenção educativa inclusiva, uma vez que a atenção educativa inclusiva de alunos com deficiência que apresentam necessidades educativas especiais nas escolas em processo de inclusão exige um trabalho científico encaminhado a revelar as particularidades da atenção educativa, o que se faz necessário conhecer as metodologias, políticas e prácticas de actuação para melhor direcionar a exequibilidade da Política Nacional de Educação Especial Orientada a Inclusão Escolar. Os fundamentos teóricos basearam-se em autores como, Soder, (1997); Sassaki, (1998); Hagreaves (2002) e Canjeque (2018). O modelo de investigação utilizado é o qualitativo, porquanto, primou pela descrição da complexidade da concretização da Política Nacional de Educação Especial Orientada à Inclusão Escolar no contexto em estudo. O tipo de investigação é descritivo por procurar relatar a situação actual e desejada do processo de Educação Inclusiva. No decurso da mesma utilizaram-se métodos de nível teórico como análise-síntese, histórico-lógico, indução-dedução e de níveis empíricos como: o inquérito por entrevista e por questionário, permitindo a compreensão da realidade objectiva bem como as projecções futuristas da realidade
Referências
Canjeque, E. (2018). A problemática da incluso da criança com necessidades educativas especiais em Angola. O caso de Moçâmedes – Uma reflexão psicossocial. (Dissertação de Mestrado)
Facion, J. R. (2008). Inclusão Escolar e suas Implicações. Curitiba. Editora: IBPEX
GIL, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas
Hargreaves, A. (2002). Aprendendo a mudar: O ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: Artmed
INEE. (2017). Política de Educação Especial Orientada para Inclusão Escolar. Luanda
ONU. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: WWW. Unicef. Org/brazil/dir-huma.htm. Acesso em 22 de Septembro 2020.
Sassaki, R. (1998). Quantas Pessoas têm Deficiência? Brasília
Soder, M. (1997). Devolver o deficiente à comunidade de onde foi excluído. Correio da Unesco, 9, nº 8, 20- 23
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Henriques Jamba Dachala
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.