A atenção educativa à primeira infância em Angola desde 1975 a 2021. Principais transformações

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Palavras-chave:

atenção educativa, primeira infância

Resumo

Angola nasce como país independente em 1975. Em 46 anos, conseguiu de forma gradual, um cúmulo significativo de importantes transformações sobre a atenção educativa à primeira infância. Apesar disto, persistem na actualidade carências de conhecimentos históricos relativos à política educativa, sua concepção e a formação do educador pré-escolar. Os aspectos acima expostos justificam a elaboração de um artigo científico, com o objectivo de revelar as principais transformações realizadas na atenção educativa dada à primeira infância no país no período estudado, visando reconstruir o processo da prática educativa e objectivar deste modo, o que já se viveu. A Metodologia utilizada enfocou-se na assunção de critérios que permitiram efectuar uma periodização em relação aos acontecimentos político-económicos e sociais do país, na política educacional e nas transformações que constituíram mudanças. As etapas foram todas determinadas com um carácter processual e sistémico, além de uma estrutura lógica interna. Os resultados evidenciaram carência de estudos desta natureza a nível nacional e internacional, que dessem a conhecer os feitos e logros ocorridos no período estudado, sendo este o elemento que constitui a novidade do presente trabalho. Pelo facto de ser um estudo histórico os autores são de critério que o mesmo pode servir de referente para o desenvolvimento do conteudos de História da Educação Pré-Escolar angolana nas instituições do ensino superior

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Publicado

2023-01-13

Como Citar

Calunga Gando, Y. A. ., & Gando, E. V. (2023). A atenção educativa à primeira infância em Angola desde 1975 a 2021. Principais transformações. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 2(2), 5–19. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/141

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Artigos