A educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável

Autores

Palavras-chave:

Mudança climática, desenvolvimento sustentável, alternativas pedagógicas

Resumo

A presente investigação parte de uma problemática identificada na disciplina de Atelier de Educação Ambiental no curso de Educação Pré-escolar. Nas avaliações parcelares, manifestaram-se deficiências quanto à educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável. Nesta pesquisa significa-se a importância e a necessidade do tema em questão e de maneira particular o desenvolvimento na formação de profissionais da educação pela função que lhes corresponde de educar as presentes e futuras gerações. Assim, declara-se como objectivo geral proposta de alternativas pedagógicas para fortalecer a educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável nas alunas do curso Pré-escolar da Universidade de Oriente. Foram empregues os métodos do nível teórico como a análise- sínteses no estudo do objeto da investigação e a indução- dedução. Do nível empírico utilizou-se a observação, entrevistas e inquéritos aplicados na obtenção dos dados tirados da prática pedagógica. Neste sentido espera-se que os estudantes do curso de Educação Pré-escolar estejam preparados nas três dimensões fundamentais da educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável partindo de alternativas pedagógicas que permitam alcançar uma melhor compreensão da mudança climática, uma melhor preparação quanto à mitigação e adaptação às condições que impõe a mudança climática.

Referências

Blanco, A. 1998. Sociología de la educación. Su lugar en la formación de profesores. La Habana. Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona”.

BRASIL.2008, Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil /BRASIL. Ministério da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 40 pp: il.

Brudtland 1987. Informe informe de la comisión mundial sobre medio ambiente y desarrollo. https://www.ecominga.uquam.ca

Castillo, R. 1999. Hacia una didáctica del medio ambiente. En Educación Ambiental para el maestro. Multimedia elaborada por el grupo GEA del ISP “Enrique José Varona”. Ciudad de La Habana.

Castillo, R. 2002. Educación ambiental y desarrollo sostenible: Una propuesta didáctica, Curso de Pedagogía. La Habana.

CONFALONIEIRE, Ulisses E.C & MARINHO, Diana P. 2007, Mudança Climática Global e Saúde: Perspectivas para o Brasil. Revista Multiciência. Campinas, Edição no. 8 Mudanças Climáticas, Maio, p.48-64.

Cova, O. 2006. La Educación ambiental a partir de las asignaturas de Física y Matemática en el preuniversitario. Tesis en opción al Título de Doctor en Ciencias Pedagógicas. Las Tunas.

Cruz Castaño, N, páramo.P. 2020. Educação para a mitigação e a adaptação à mudança climática na América latina. Educación y educadores 23(3), 469-489,2020. https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.3.6

González, M. 2001. La orientación profesional en la educación superior. Una alternativa teórico-metodológica para la formación de profesionales competentes. Universidad de la Habana.

IPCC, 2007. Quarto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas intitulado Climate Change: Synthesis Report, disponível em: http://www.ipcc.ch/ipccreports/ar4-syr.htm.

IPCC. 2001 a, Intergovernamental PanelonClimateChange. The Science ofClimate Chang. – The ScientificBasis – ContributionofWorkingGroup 1 tothe IPCC, The assessmentreport, Cambridge University.

Jacob, P.R 2014 Mudanças climáticas e ensino superior: a combinação entre pesquisa e educação. Educar em Revista, Curitiba, Brazil, edição especial n.3/ 2014, p. 57-72.Editora UFPR.

OxfamInternational. 2009. Cambio climático, pobreza y adaptación. https://oxfam.org

Pherson S, M. 2004. La Educación Ambiental en la Formación de Docentes. Ed. Pueblo y Educación. La Habana.

TAULI-CORPUZ. (2009). Guide on Climate Change and Indigenous Peoples. Baguio City, Philippines: Tebtebba Foundation/Indigenous Peoples’ International Centre for Policy Research and Education.

UNESCO 2011. Educación sobre el cambio climático para el desarrollo sostenible. Decenio de la Educación para el Desarrollo Sostenible. Paris 07 SP Francia.

UNESCO. (2023). La educación sobre el cambio climático. https://unesdoc.unesco.org

Walsh, C. (2010). “Interculturalidad crítica y educación intercultural. Construyendo Interculturalidad Crítica”. La Paz, Bolivia: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello. Memorias del Seminario Interculturalidad y Educación Intercultural, p. 75-96.

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Téllez Cables, W. ., & Segura, R. S. . (2023). A educação sobre a mudança climática para o desenvolvimento sustentável. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 3(1), 109–125. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/170

Edição

Secção

Artigos