Tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto

Autores

Palavras-chave:

Linguagem algébrica, Resolução de problemas, Equação do 1.º grau

Resumo

O presente artigo é fruto das dificuldades constatadas na tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto que conduzem a equações do 1.º grau por parte de alunos da 7.ª classe, do Colégio Samora Moisés Machel nº 28 em Ndalatando. Para a concretização da pesquisa fez-se recurso a métodos teóricos, empíricos e matemáticos, que foram utilizados para a fundamentação teórica e metodológica, a aplicação de instrumentos e o processamento dos dados. Pretende-se com este artigo socializar uma estratégia metodológica que contem acções que contribuam na melhoria da tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto que conduzem a equações do 1.º grau. Utilizou-se a metodologia quali-qualitativa e fazem parte da população alunos e professores, com uma amostra constituída por 40 alunos e 2 professores, selecionados de forma aleatória o que permitiu fazer as inferências necessárias. Os resultados indicam um melhoramento da comunicação em relação a tradução da linguagem corrente à linguagem matemática, desenvolveram habilidades de relacionar os dados do enunciado do problema e representá-los na forma de uma equação do 1.º grau.

Referências

Amazonas, P. N. (2021). Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de Futuros Professores de Matemática do 2.º Ciclo em Angola. (Teses de Doutoramento). Universidade de Aveiro.

André, R. C. M. (2011) Dificuldades na conversão de problemas envolvendo equação e a relação com o contrato didático. CIAEM. Recife, Brasil. Pp. 1-12.

Borochovicius, E., Tortella, J. C. B. (2014) Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio. p. 263-294. Rio de Janeiro.

Calisti, A. S. (2016). O Estudo da Análise Combinatória na Estratégia de Resolução de Problemas: uma abordagem sem o uso de Fórmulas. Cadernos PDE, 1.

Campistrous, P. L., Rizo, C. C (1996). Aprende a resolver problemas Aritméticos. Editorial Pueblo y Educación. Ciudad de la Habana. Cuba

Da Rocha Falcão, J. T. (1997). A álgebra como ferramenta de representação e resolução de problemas. In: Schliemann, Analúcia et al. Estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife, PE. Ed. Universitária.

Guzmán, M. GiL, P. D. (1993). Enseñanza de las Ciencias y la Matemática: tendencias e innovaciones. Madrid. Popular.

Grasseschi, M. C. C. (2001) A linguagem matemática e a língua nativa. Educação e Linguagem. São Paulo, edição especial, p. 163-172.

Luís, F. C. O. (2015). Em busca da solução: Relação entre a capacidade de resolução de problemas e o sucesso escolar em alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. (Tese de doutoramento). Universidade de Coimbra.

Marques, S., Couto, A., & Lima, C. (2019). Contextualização de Problemas de Matemática: Suporte para uma Aprendizagem com Significado. Sensos-e, VI nº 2, 36-50. Obtido em 2 de 2 de 2022, de https://doi.org/10.34630/sensos- e.v6i2.3468

Oliveira, Ana Teresa C. C. (2002). Reflexões sobre aprendizagem da álgebra. In: Educação Matemática em Revista nº 12, Ano 9 - SBEM – SP.

Piedade, B., & Reis., S. (2019). Problemas Matemáticos e Concessões de alunos. Inovação no Meio da Matemáticas e das Ciências, 15(50), pp. 180-196. Obtido em 1 de novembro de 2021.

Polya, G. (1995). A Arte de Resolver Problemas: Um novo Aspecto do Método Matemático (2ª ed.). (H. L. Araujo, Trad.) Rio de Janeiro: Interciência.

Santos, D. M. F. (2009) Ensino de equação do 1º grau: Concepções de professores de matemática e formação docente. (Dissertação de mestrado). UNESP.

Schneider, J., & Saunders, K. W. (1997). As linguagens ilustradas na resolução de problemas. In: Krulik, S. & Reys, R. (Org.). (1997) A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. São Paulo: Actual.

Valentim, A. P. F. (2022). Ensino da análise combinatória através de problemas contextualizados: Um estudo da realidade da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte. (Dissertação de mestrado). ISCED-Luanda.

Veloso, D. S. Ferreira, A. C. (2011). Uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos que se iniciam no estudo da álgebra. Revista da Educação Matemática da UFOP, Vol I.

Villena, V. R. (2009). La preparación de los estudiantes en el primer año intensivo de la licenciatura en educación preescolar para la orientación educativa a la familia en el programa educa a tu hijo. (Teses de Doutoramento). Instituto Superior Pedagógico de Matanzas.

Weber, R. G. (2012). Estudo das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio. (Dissertação de mestrado). UNESP.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Ferreira Valentim, A. da P. ., & de Amazonas, P. N. C. . (2023). Tradução da linguagem comum para a algébrica na resolução de problemas de contexto. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 3(2), 30–44. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/188

Edição

Secção

Artigos