A inclusão da língua Umbundu no processo de alfabetização de adultos: caso do projecto Okutanga
Palavras-chave:
Alfabetização de adultos, mulheres zungueiras, língua umbundu, culturaResumo
O presente artigo buscou analisar a importância da língua Umbundu no processo de alfabetização de adultos a partir da experiência do Projecto Okutanga, projecto que busca alfabetizar mulheres zungueiras da cidade do Cuito-Bié, Angola. Os dados analisados mostram o impacto positivo que a inclusão da língua Umbundu tem causado no Projecto de Alfabetização Okutanga e incentiva a preservação da língua local como também introduz o â, bê, cê do português. A pesquisa teve um enfoque quantitativo e utilizou-se a técnica de inquérito para a recolha de dados.
Referências
Angola. Instituto Nacional de Estatística. (2016). Projecção Populacional (2010-2050). Luanda
Angola. Instituto Nacional de Estatística. (2015). Diagnóstico do Género de Angola. Luanda
Angola. Instituto Nacional de Estatística. (2017). Relatório Analítico do Género em Angola. Luanda
Berger, P. & Luckmann, T. (2004). A construção social da realidade. Tratado da sociologia do conhecimento (24ª ed.). Editora Vozes
Berger e Berger, B. (1977). O que é uma instituição social? In Foracchi, M.; Martins, S. (1977). Sociologia e sociedade. Leituras de introdução à sociologia. LTC
Bruno, C. & Fortunato, S. (s.d). Alfabetização de adultos: métodos e contra métodos. II CONEDU – Congresso Nacional de Educação. URL: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID8268_09092015210821.pdf
Cunha, C. & Cintra, L. (2006). Gramática do português contemporâneo (12ª ed.). Figueirinhas
Gil, A. (2002). Como elaborar projecto de pesquisa (4ª ed.). Atlas
Jesus, E. (2015). Alfabetização: métodos, metodologias e didácticas. (Monografia de Licenciatura, Universidade da Beira Interior). URL: http://calafiori.edu.br/wp-content/uploads/2019/09/ALFABETIZA%C3%87%C3%83O-m%C3%A9todos-metodologias-e-did%C3%A1ticas.pdf
Jung, B.K. (2012). Fundamentos e metodologias da alfabetização e letramento. Uniasselvi
Lunardi, M. & Kraemer, G. (2005). Língua, cultura e identidade. Universidade Federal de Santa Maria
Mingas, A. (2002). As línguas nacionais na alfabetização de adultos. URL: https://ameliamingas.org/publica
Ramon, M. (2017). O binómio língua-cultura no processo de ensino: aprendizagem de português língua estrangeira. URL: https://hdl.handle.net/1822/53923
Ramon, M. (2017). O binómio língua-cultura no processo de ensino: aprendizagem de português língua estrangeira. URL: https://hdl.handle.net/1822/53923
Sampieri, R. M., Collado, C. F. & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa (5ª ed., Trad. Daisy Vaz de Moraes). Penso
Soares, M. (2003). Alfabetização e letramento. Editora Contexto
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Madaleno Dias, Severino Dungue
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.