O ensino da geometria no ensino primário. Um estudo com uma instituição do município de Benguela, Angola

Autores

Palavras-chave:

Ensino da geometria, ensino da Matemática, ambientes de aprendizagem, aprendizagem significativa

Resumo

Muitos professores lamentam sobre as debilidades que os alunos apresentam nos conteúdos de geometria, apesar de reconhecerem da complexidade dos seus conteúdos. Essa situação conduziu ao desenvolvimento do estudo que procurou perceber e aferir se as concepções e práticas lectivas implementadas pelos professores no ensino da geometria favoreciam uma aprendizagem significativa. O estudo desenvolveu-se numa das instituições de ensino primário do município de Benguela. Adoptou a abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, no qual participaram 20 professores da instituição. Os resultados mostram que a prática dos professores converge para o modelo tradicional de ensino, focalizado na memorização e reprodução do conteúdo, em detrimento da compreensão e do desenvolvimento do raciocínio. Pelo que, estes resultados apelam às instituições de formação de professores para ensinar Matemática, para a necessidade de se (re)pensar sobre suas práticas formativas

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Publicado

2023-01-13

Como Citar

Quitembo , A. D. J. ., & Chipuco, H. M. P. . (2023). O ensino da geometria no ensino primário. Um estudo com uma instituição do município de Benguela, Angola. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 2(2), 20–37. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/142

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