Percepção de professores sobre a etnomatemática. Um estudo com dois professores de Matemática da província do Namibe - Angola

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, ensino da Matemática, Formação de professores de Matemática, percepções de professores

Resumo

O presente trabalho objectiva compreender as percepções de professores sobre a Etnomatemática e o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, com foco no questionamento seguinte: Que percepções têm os professores que ensinam a Matemática sobre a etnomatemática? O trabalho é parte do estudo desenvolvido no ambito da elaboração da dissertação, que adoptou a abordagem qualitativa etnográfica, com design de estudo de caso, que teve como participantes dois professores de Matemática duma das escolas do I ciclo duma das localidade com fortes indicadores etnomatemático. Para o presente trabalho, tomaram-se os dados obtidos por entrevista e os resultados mostram, por um lado, os professores têm percepção fragilizada sobre a etnomatemática. Por outro, as suas práticas lectivas estão focadas no cumprimento do programa e das orientações emergidas das planificações, o que inviabiliza a introdução e exploração de elementos etnomatemáticos. Os resultados evidenciam a necessidade da introdução da etnomatemática nas instituições de formação de professores de Matemática, visando a sua preparação para a integração desse conteúdo na sua prática profissional

Referências

Amaral, N. C. L.; E Silva, I. C. S.; De Souza, R. C.; Ferreira, S. R. B.; Brandão, R. J. B.; Ferreira, W. S. (2024). Etnomatemática aplicada à

Astronomia através de uma proposta pedagógica. Revista Sociedade Científica, vol.7, n. 1, p.995-1004. https://doi.org/10.61411/rsc202428617

Bogdan, R. & Biklen, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à Teoria e aos Métodos. Coleção Ciências da Educação. Editora Porto

Breda, A., & Lima, V. M. R. (2011). Etnomatemátia sob dois pontos de vista: a visão D Ambrosiana e a visão Pós-Estruturalista. RLE (Pasto), 4 (2), 4-31

Calle, E., Breda, A., Sánchez, A., Font, V. (2023). O programa Etnomatemática na formação inicial de professores. Valoração de propostas educativas a partir da ferramenta Critérios de Adequação Didática. In Ana L. M. e Claudia L. O. G. (org), Anais do IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Editora Akademy, São Paulo. ISBN 978-65-80008-23-0

Costa, R. T. P. e Oliveira, C. C. (2019). Etnomatemática e formação inicial de professores que ensinam matemática: um olhar sobre a produção científica no brasil. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 143-152

Couto, S. R. (2022). A Etnomatemática no Contexto da Tecnologia Digital: Repensando a Prática Pedagógica no Ensino da Matemática. Sitientibus, n. 63: 54-58, Feira de Santana. Open access journal: http://periodicos.uefs.br/index.php/sitientibus ISSN 0101-8841

Coxe, I. C. (2013). Etnomatemática: A matemática de Angola e suas influências. Universidade de los Andes, 3618-3625. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/19930/1/Carvalho2013Etnomatem%C3%A1tica.pdf

D'Ambrósio, U. (2008). Globalização, educação multicultural e o programa etnomatemática. Em P. Palhares (Coord.), Etnomatemática – Um Olhar sobre a Diversidade Cultural e a Aprendizagem Matemática, 24-46. Ribeirão: Edições Húmus

D’Ambrósio, U. (2005). Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120. São Paulo

D'Ambrosio, U. (2001). Paz, educação matemática e etnomatemática. Teoria e Prática da Educação

Dias, D., Costa, C., & Palhares, P. (2017). Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 10(1), 75-87. Recuperado a partir de https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/358

Dos Santos, J. B. P. e De Lara, I. C. M. ( 2021). História da Matemática e Etnomatemática: articulações possíveis para o ensino de logaritmos. In Educação matemática em pesquisa: perspectivas e tendências - Volume 2, pp 191 – 207. DOI: 10.37885/201202603

Ferreira, C. I. (2022). A Etnomatemática e suas Implicações Pedagógica: uma Análise Teórica sobre as Práticas Realizadas em Ambiente Educacionais. [Monografia de Licenciatura]. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Disponível em https://repositorio.ifg.edu.br/bitstream/prefix/1312/1/tcc_Concei%C3%A7%C3%A3o%20Ivoneide%20Ferreira.pdf

Dias, D., Costa, C., & Palhares, P. (2017). Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 10(1), 75-87. Recuperado a partir de https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/358

Mendes, F., Santarosa, M. C. P. e Camargo, M. (2020). Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre a teoria de conjuntos. REVEMAT, v. 15 (n. 1) p. 01-23. doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e66040

Nkholondjo, A.M.C. (2023). Os Conhecimentos Etnomatemáticos de Professores do I Ciclo do Ensino Secundário e sua Aplicação no Processo de Ensino-Aprendizagem: Um Estudo com Dois Professores de uma Escola do Namibe. [Dissertação de Mestrado]. ISCED-HUÍLA

Pacheco, W. R. S. (2020). Etnomatemática e a construção de uma educação multicultural na escola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 13(2), 25-44.DOI: 10.22267/relatem.20132.59

Peixoto, C. T. B. e Lara, I. C. M. (2023). Etnomatemática como método de ensino e pesquisa: significando conceitos matemáticos nas disciplinas de Cálculo Numérico. Revista Insignare Scientia, Vol. 6, n. 4. pp (63 – 76)

Porto, K. S., Nery, B. V. E., & Santos, O. R. (2021). As contribuições da etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem da matemática em uma escola do campo. Revista Temas Em Educação, 30(2), 39–57. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54036

Porto, K. S., Nery, B. V. E., & Santos, O. R. (2021). As contribuições da etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem da matemática em uma escola do campo. Revista Temas Em Educação, 30(2), 39–57. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54036

Reis, J. F. (2010). Etnomatemática, educação matemática crítica e pedagogia dialógico-libertadora: contextos e caminhos pautados na realidade sociocultural dos alunos. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Goiás. Retirado de https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/01b001f4-e74c-45c1-96a1-7bf5215fabe4/content

Santos, J. D. dos. (2018). Etnomatemática e Povos indígenas de Rondônia: processos de mecanismo de controle e contraconduta. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 74-92. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3490.

Sufiatti, T., Dos Santos Bernardi, L., & Glavam Duarte, C. (2013). Cestaria e a história de vida dos artesãos indígenas da Terra Indígena Xapecó. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 6(1), 67-98. https://revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/56

Valente, W. R. (2017). Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, v.17,(51), pp. 207-222

Vasconcelos, E., Leivas, J. C. P. e Ri, M. L. D. (2016). Explorando a espiral de arquimedes com software de geometria dinâmica. V. 14 Nº 1. RENOTE; DOI: 10.22456/1679-1916.67350

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Quitembo, A. D. J. ., & Nkholondjo, A. M. C. . (2024). Percepção de professores sobre a etnomatemática. Um estudo com dois professores de Matemática da província do Namibe - Angola. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 4(1), 54–72. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/216