O uso dos jogos didácticos de construção de objectos cujo número é dado, na aprendizagem dos números na Educação Pré-Escolar

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Jogos didácticos, Número, Objectos, Pré-Escolar

Resumo

Este estudo tem como objectivo analisar a influência do uso dos jogos didácticos de construção de objectos cujo número é dado, na aprendizagem dos números, no Pré-Escolar. É uma investigação do tipo qualitativa, com enfoque interpretativo e descritivo. Para tal, foram realizadas visitas constantes ao Centro Infantil 17 de Setembro do Sumbe, seleccionado aleatoriamente a fim de haver uma interacção directa com os educadores de infância e com as crianças (dentre elas as selecionadas para o estudo). Na recolha de dados foram aplicados instrumentos de pesquisa tais como: análise documental, inquéritos por questionário aos membros da Direcção e aos educadores, observação directa dos eventos nas actividades com as crianças e uma prova pedagógica aplicada às doze crianças seleccionadas também aleatoriamente. Espera-se com este trabalho investigativo que o uso dos jogos didácticos de construção de objectos cujo número é dado, na aprendizagem dos números, no Pré-Escolar, possa vincular às acções programadas pelos educadores com o quotidiano das crianças, de modo a facilitar a sua aprendizagem, motivando-as na construção do seu próprio conhecimento de forma activa e participativa. 

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

Tiago Muongo, A. ., Manuel João, B. ., & Cardoso da Silva, P. C. da S. (2023). O uso dos jogos didácticos de construção de objectos cujo número é dado, na aprendizagem dos números na Educação Pré-Escolar. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 3(1), 22–38. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/165

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Artigos