A Ombala Ekovongo: um enriquecimento ao Programa de História da 11ª Classe no Liceu Samuel Lussate

Autores

Palavras-chave:

Ombala Ekovongo, Programa de História, Ensino-Aprendizagem da História

Resumo

O presente artigo tem como objectivo apresentar um enriquecimento para a aprendizagem da História Local reajustando os conteúdos do programa  da Disciplina de  História da 11ª Classe  de modo a descrever a história da Ombala Ekovongo, assumida pela população local e transmitida por via da tradição oral .   No programa em estudo consta uma breve narrativa sobre a origem do viyé (Bié) , mas a referida narrativa apresenta-se incongruente  em relação a História Local da referida Província que é transmitida através da tradição oral na Ombala Ekovongo e que é assumida pela população em geral. Para a presente investigação, utilizou-se o estudo descritivo, qualitativo e quantitativo, pois tal como consta na sessão metodológica do presente artigo. Para a sua  materialização, recorreu-se a diferentes métodos de análise: teóricos: Histórico – lógico, Análise-Síntese, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental em relação aos métodos de nível empíricos  constam os seguintes:   Estátisco-Matemáticos, e Questionários  por inquéritos

Biografias Autor

Waldmar Cahila, Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Higher Institute of Educational Sciences of Huambo

João Sicato Kandjo, Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Higher Institute of Educational Sciences of Huambo

José António Milongo, Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Higher Institute of Educational Sciences of Huambo

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Cahila, . W. ., Kandjo, . J. S. ., & Milongo, J. A. . . (2023). A Ombala Ekovongo: um enriquecimento ao Programa de História da 11ª Classe no Liceu Samuel Lussate. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 3(2), 61–85. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/190

Edição

Secção

Artigos