A Ombala Ekovongo: um enriquecimento ao Programa de História da 11ª Classe no Liceu Samuel Lussate
Palavras-chave:
Ombala Ekovongo, Programa de História, Ensino-Aprendizagem da HistóriaResumo
O presente artigo tem como objectivo apresentar um enriquecimento para a aprendizagem da História Local reajustando os conteúdos do programa da Disciplina de História da 11ª Classe de modo a descrever a história da Ombala Ekovongo, assumida pela população local e transmitida por via da tradição oral . No programa em estudo consta uma breve narrativa sobre a origem do viyé (Bié) , mas a referida narrativa apresenta-se incongruente em relação a História Local da referida Província que é transmitida através da tradição oral na Ombala Ekovongo e que é assumida pela população em geral. Para a presente investigação, utilizou-se o estudo descritivo, qualitativo e quantitativo, pois tal como consta na sessão metodológica do presente artigo. Para a sua materialização, recorreu-se a diferentes métodos de análise: teóricos: Histórico – lógico, Análise-Síntese, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental em relação aos métodos de nível empíricos constam os seguintes: Estátisco-Matemáticos, e Questionários por inquéritos
Referências
Cahila, W. & Kandjo, J. S. (2023). A fotografia: recurso no processo de ensino aprendizagem na 10ªclasse- angola, o território e as populações mais antigas. Revista pedagógica do Bié, Vol.3, nº1, 1-18.
Fernandes, W.C. (2021). Práticas Pedagógicas e o Ensino-Aprendizagem da História. Nhconteudo Editora.
Fernandes, W.C. (2023). O poder tradicional na actualidade: um olhar em torno da Ombala Ekovongo no municipio do Kwitu. (Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla-ISCED-HUÍLA-ANGOLA).
Figuereido, F. B. (2016). Tradição, Invenção, História: Notas Sobre a “Controvérsia Jaga”. Revista perspectiva Histórica v: nº8.
Florêncio, F. (2009). No Reino da Toupeira, as Autoridades Tradicionais no do Mbalundu e o Estado Angolano.
Gil, A.C. (2006). Didáctica do Ensino Superior. 1ªedição. Brasil.
Guebe, A. (2019). Valorizar a tradição como uma das vias para a moralização da sociedade angolana: o caso Ombala Ekovongo, Revista transversos, 15 (231-252).
Olderogge, D. (2010). História Geral de África: Migrações e diferenciações (2010). Metodologia e Pré-História da África . Volume I.
Libâneo, J. C. (1994). Didáctica, Cortez editora.
Libâneo, J. C.(2006). Didáctica, Cortez editora.
Lopes, J. M. e Capumba, P. A. (2018). História da 11ªClasse. Textos Editores, Angola.
Miranda, F.S. e Echevarría, H. R. (2017). Aplicação Didáctica no Ensino Superior, Editora Mayamba.
Piletti, C.(2004), Didáctica Geral, Editora Mica, 23ª edição.
Programa de História -11ªClasse, Área de Ciências Económica-júridicas e de Ciências Humanas. (2014). Editora Moderna, S.A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Waldmar Cahila, João Sicato Kandjo, José António Milongo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.