A fotografia: recurso de ensino-aprendizagem na 10ª classe- territórios e populações mais antigas
Palavras-chave:
fotografia, recurso didático, ensino-aprendizagem da HistóriaResumo
O presente artigo é resultado de uma aula prática, desenvolvida pelos autores na comuna do Trumba, Município do Kwítu, Província do Bié, no Liceu nº174 Chinduva. O mesmo tem como objectivo, analisar a utilização da fotografia como recurso no Ensino-Aprendizagem da História, num contexto real e prático. Na sua concretização, recorreu-se aos métodos quer teórico como empírico: indução-dedução, observação directa, revisão bibliográfica e análise documental. Depois de várias investigações concluiu-se que a fotografia é um recurso extremamente importante para o processo de Ensino-Aprendizagem da História, uma vez que, a sua utilização em sala de aula, permitiu aos alunos, por meio das observações das fotografias, identificar sujeitos, descrever as fotografias e instigou-lhes a indagar ou questionar sobre o que eles observavam. Daí que é necessário a sua utilização como recurso, pelo facto de estimular a inteligência dos alunos e permite, ao professor, a utilização de uma metodologia mais activa e participativa.
Referências
Alves, A. L. M. (2016). Epistemologia e o ensino da História. Revista História Hoje, 5 (9), 1-22.
André, R. H. (2014). O Ensino da História em Angola entre 1960 e 2012: Evolução, formação de professores e cooperação internacional, (Tese de Doutoramento) Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt
Arruda, C. M. C. (2019). Ensino da História e Política em Angola (1950-1978) (Tese de Doutoramento) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br
Barros, K. M. S., Da Silva, L. B., De Oliveira, L. S. H., & Silva, T. J. V. (2018). O uso da fotografia como ferramenta pedagógica no ensino das ciências. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino nas Ciências.
Bourdé, G. & Martin, H. (1983). As Escolas Históricas. Lisboa: Publicações Europa/América.
Canabarro, I. S. (2008). Teoria e Método da História I. São Paulo: Editores Unijuí.
Canabarro, I. S. (2008). Teoria e Método da História II. São Paulo: Editores Unijuí..
Dias, A.I. S. (2012). A Fotografia no Ensino da História. (Dissertação de Mestrado) Universidade do Porto.
Diogo, F. (2010). Desenvolvimento Curricular. Luanda: Plural Editores.
Fernandes, W.C. (2021). Práticas Pedagógicas e o Ensino-Aprendizagem da História. Luanda: Nhconteúdo.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17ªed. São Paulo: Paz e Terra.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ªed. Editora Atlas. [PDF]. Disponível em: https:// www.amazon.com.br.
Griffa, M. C. & Moreno, J. E. (2008). Chaves para a Psicologia do Desenvolvimento. 4ªed. Editoras Paulinas.
Guerra, T.G.C. & Benvenuti, J. (2015). A fotografia como uma nova estratégia para o Ensino da História. Revista Lhiste, Porto Alegre, nº3. (2) 611-625.
Júnior, A. F. S., & Da Silva, D.A.M. (2019). A fotografia na aula de História. Itinerius Refletion Revista Eletrónica de Graduação e Pós-graduação em Educação, 15 (1), 1-22.
Kandjo, J.S. (2021). Uma visita à Ombala Ndala Kandumbu: contributo para a historiografia dos reinos Ovimbundu. RAC: Revista Angolana de Ciências, 1 (2), 120-140.
Kandjo, J.S. e Lopes, N. A. (2021). Métodos para a investigação histórica. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié. 1(2), 148-166.
Lakatos, E. M., & Marconi, M.A. (1992). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Atlas.
Le Goff, J. (1995). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes.
Leonardo, P. T. & Mussili, P. L. (2022). Os Khoisan de Angola perante os desafios do panorama actual: a integração socio-política e económico dos povos Kwedi e Kung do Cunene. Njinga e Sepé. Revista Internacional de Cultura Línguas Africanas e Brasileiras, (2) 623-643.
Libâneo, J. C. (2006). Didáctica. São Paulo: Cortz Editora.
Ministério da Educação. (2014). Programa de História da 10ªclasse. Editora Moderna.
Nora, P. (1977). Historiens, Photographes: voir et Devoir. In. Caujolles, Cristian (Dir) Ethique, esthique, politeque. Arles: Actes Sud.
Pedro, B. (2012). Manual de História da 10ª classe. Luanda: Textos Editores.
Piletti, C. (2004). Didáctica Geral. 23ªEdição, São Paulo: Editora Mica.
Prats, J. (2006). Ensinar História no Contexto das Ciências Sociais, Princípios Básicos. São Paulo: UFPR.
Revière, C. (2016). Introdução à Antropologia. Edições 70, Lda.
Rúdio, F. V. (1980). Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis Vozes.
Ruffato, K. M., & Reginato, L. M. (2019). Fotografia, Tempo e Ensino da História: articulações para uma aprendizagem significativa, Revista História e Ensino, 25 (1), 279-304.
Santos, M.K., Miranda, J. C. & Gonzaga, G. R. (2018). A fotografia como recurso didáctico. Educação Pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Waldmar Cahila, João Sicato Kandjo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.