POEMA: Recurso de Ensino-Aprendizagem da História de Angola e de África

Autores

Palavras-chave:

Poema, Recurso de aprendizagem, Ensino-Aprendizagem da História

Resumo

O ensino da História constitui um grande desafio para os profissionais desta área na medida em que é extremamente difícil operacionalizá-lo devido o seu caracter abstracto, ou seja, por constituir uma realidade já passada, não é possível experimentar os factos históricos nos laboratórios tal como acontece com as ciências experimentais, deixando assim os estudantes menos motivados. Foi neste contexto, fruto da experiência dos autores que surgiu a ideia de escrever um artigo cujo objectivo principal consiste em analisar o poema como recurso de ensino-aprendizagem da História (Angola e África), tendo em conta as capacidades que se podem desenvolver tais como: análise, interpretação, estabelecer relações/comparações, além de tornar as aulas mais motivadas, criativas e participativas, fazendo desta forma com que os estudantes construam os seus próprios conhecimentos. Do ponto de vista metodológico, recorre-se a análise documental (poema), revisão bibliográfica, análise e síntese que constituem métodos fundamentais na construção do conhecimento Histórico. A utilização dos poemas permite a formação, desenvolvimento e consolidação das seguintes habilidades: interpretação, análise, síntese, imaginação, comparação, generalização.

Referências

Camacho, A. & Tavares, A. (2014). O nosso dicionário. Plátano Editor.

Cavalcanti, L. M. (2014). Poesia o que é e para que serve ? Recorte, Revista Electrónica, 11(1). Disponível em: https://dialnet.unirioja.es

De Souza, E. S. (2007). O uso de recursos didácticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV jornada de Prática de Ensino, XIII semana de Pedagogia da UEM: Infância e Práticas Educativas. Arquivo Mudi. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/listas/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%20

Dos Santos, L. C. (2004). A questão do Método na Investigação Científica. Revista Baiana de Tecnologia, Camaçari-BA, Vol.19, nº2-3. Disponível em: https://tsisolution.com.br/project_sites/lcsantos/wpcontent/uploads/2020/10/A_Questao_do_metodo29052013-15084

Fernandes, C. W. (2021). Práticas Pedagógicas e o Ensino-Aprendizagem da História. Editora: Nhconteúdos

Massaud, M. (2013). Dicionário de Termos Literários. Editora Pensamento-Cultrix LTDA

Miranda, F. S. & Echevarría, H. R. (2017). Aplicação da Didáctica no Ensino Superior. Mayamba Editora

Gerhandt, T. E & Silveira, D. T. (2009). Métodos de Pesquisa. Editora da Ufrgs. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=dRuzRyEIzmkC&oi=fnd&pg=PA9&dq=M%C3%89TODO+DE+PESQUIS

Nascimento, W. (2022). Jogos nas Sobras. Realidades Misturadas, Estratégias de Subjectivarão e Luta Anticolonial em Angola (1901-1961). 2ª.Ed. Campinas, SP: Pontes Editores.

Piletti, C. (2004). Didáctica Geral. Editora Mica

Silva, A. C. M., Freitag, I. H., Tomasselli, M. V. F. & Barbosa, C. P. (2017). A importância dos recursos didácticos para o processo de ensino-aprendizagem. Arquivo do Mudi, V.21, nº02, P.20-31. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176/pdf

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Cahila , W. ., & Kandjo, J. S. . (2024). POEMA: Recurso de Ensino-Aprendizagem da História de Angola e de África. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica Do Bié, 4(2), 72–93. Obtido de http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/239

Edição

Secção

Artigos