A intervenção psicológica no ensino superior: estratégia de criação do gabinete de apoio psicopedagógico para os estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bié
Palavras-chave:
Ensino Superior, Jovem Adulto, Rendimento académico, intervenção psicológicaResumo
O presente artigo tem como objectivo propor a criação de um Gabinete de Apoio Psicopedagógico de intervenção psicológica para os estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bié. O mesmo, ressalta contributos téoricos indispensáveis, partindo do princípio de que aborda uma temática pouco discutida no contexto educativo universitário angolano, discorrendo sobre a problemática da competitividade do cenário acadêmico face ao clima comprometedor das relações e interacções que se estabelecem entre docentes e discentes, com ênfase na intervenção psicológica, no sucesso académico do estudante e na qualidade do ensino universitário. O estudo realizado é do tipo descritivo com um desenho não experimental. O diagnóstico feito, apoiou-se nos métodos téoricos (análise-sintese, indução-dedução, histórico-lógico), e empíricos (Análise documental, observação, entrevista, inquérito, Questionário de Vivências Académicas), e os procedimentos matemático- estatísticos, (prova estatística não paramétrica de Chi-Quadrado de bondade de ajuste). Com base nos resultados obtidos do diagnóstico e a partir dos critérios de Bandura (1969), Welling (1997), Fernandes (2007) e Besínoto e Marinho, (2015), desenhou-se a proposta de criação do Gabinete de Apoio Psicopedagógico na Escola Superior Pedagógica do Bié. Na referida proposta consideram-se três níveis interdependentes: Nível de gestão institucional, gestão acadêmica e do desenvolvimento do estudante.
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